1 de junho de 2009

História em chamas

9 comentários

Olá meus amigos e leitores, tenho recebido muitas correspondências com dúvidas a cerca de alguns assuntos tratados na Bíblia Sagrada. Talvez não conseguirei responder a todas, no entanto estarei fazendo um grande esforço, pois devemos estar aptos a responder sobre, a maravilhosa, doutrina de Deus - Sua Palavra.

Que maravilha é servir a Deus e poder desfrutar de seu amor e sua misericórdia. Quanto mais estudamos e meditamos em Sua Palavra, mais nos aproximamos e rendemos a Ele. A Palavra de Deus tem esse poder...de nos libertar das trevas e nos aproximar da luz por intermédio do Espírito Santo que habita em nós. É como uma chama! Quanto mais a alimentamos, mais acesa e intensa se faz em nossas vidas.

Apesar do movimento pentescostal do século 20 ter redescoberto os dons espirituais, incentivando os cristãos a buscarem o batismo com o Espírito Santo e trazendo novo fervor, a verdade é que a chama do Espírito Santo, durante toda a história da humanidade, continuou acesa. Às vezes, surgida ao acaso, como parte dos avivamentos.

No ano 33 - em um cenáculo na cidade de Jerusalém, os apóstolos e outros discípulos recebem o derramamento do Espírito Santo, acompanhado de fenômenos que lembravam o vento e o fogo, além da manifestação de línguas. Após o sermão de Pedro, 3 mil pessoas se convertem.

No ano 156 - Preocupados com a decadência espiritual da Igreja, alguns lideres Montanistas lideram um movimento pela restauração da manifestação do Espírito Santo, que se espalha pelo Norte da África, Ásia Menor e partes da Europa. Mesmo com o apoio de Tertuliano e Irineu (considerados uns dos pais da Teologia) , os montanistas acabam declarados heréticos.

No ano 387 - Agostinho no Norte da África escreve: "Fazemos ainda como os apóstolos, que impuseram as mãos sobre os samaritanos e pediram o batismo no Espírito Santo. Esperamos que os convertidos falem novas línguas."

No ano 1173 - Na Europa medieval, o mercador Pedro Valdo e seus seguidores ensinam o sacerdócio de todos os cristãos e rejeitam as relíquias e tradições, pregando a Bíblia às pessoas em suas próprias línguas. Há relatos de manifestações de glossolalia (falar em línguas) e atos sobrenaturais entre eles.

No ano 1530 - Enquanto a Reforma causa rebuliço em solo europeu, os huguenotes reconhecem a necessidade dos dons espirituais.

No ano 1630 - George Fox cria a Sociedade dos Amigos e defende o relacionamento pessoal com Deus e a direção do Espírito Santo na vida do crente. Foram chamados de quakers ou "tremedores" pelos anglicanos, eles relatam que recebiam e falavam em línguas.

No ano 1735- Choro compulsivo e arrependimento de multidões marcam as reuniões de Jonathan Edwards, John Wesley e George Whitefield. Wesley lidera o avivamento que dá origem ao metodismo.

No ano 1830 - Charles Finney começo a promover reuniões que produzem avivamentos notáveis em diversas cidades do interioir dos Estados Unidos.

No ano 1834 - Edward Irving ensina o batismo com o Espírito Santo e a prática dos dons.

No ano 1873 - Dwight Moody afirma que foi batizado com o Espírito Santo. Em suas campanhas na Inglaterra, surgem manifestações pentecostais.

No ano 1901 - Tem início o pentecostalismo moderno, quando na vigília da noite de ano novo, a estudante Agnes Ozman recebe oração de Charles Parham e alunos da escola Bíblica Betel em Kansas EUA.

No ano 1904 - Uma série de avivamentos acontecem em várias partes da Europa. Evan Roberts, em País de Gales, proclama um despertamento do Espírito Santo.

No ano 1906-1908 - Em um galpão, número 312, da Rua Azusa, em Los Angeles EUA, o pentecostalismo explode e se espalha por todo mundo.

No ano 1910 - Chega ao Brasil a mensagem pentecostal e logo tal movimento se espalha por todo seu espaço, através de Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Hoje o Brasil é o berço do movimento pentecostal, com cerca de 24 milhões pessoas adeptas ao movimento. É claro que boa parte desse número são os neopentecostais, no entanto deixemos esses de lado e celebremos a Alegria do Espírito Santo em nossas vidas.

"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne..." Joel 2.28

Elaborado por Elder Cunha

Comments

9 comments to "História em chamas"

Luclécia disse...
03 junho, 2009 16:27

Pr. Elder, parabéns pela postagem. Uma verdadeira benção de informações muito interessantes.

Deus te abençoe!

Irmão Júnior disse...
04 junho, 2009 00:37

A Paz do Senhor meu Pr. Elder, faço minhas as palavras da irmã Luclécia Silva e quero saber se posso postar sua postagem no meu blog?

Blog do Jordanny Silva disse...
04 junho, 2009 09:15

A paz do Senhor, pastor Elder!

A presença do Espírito Santo é algo evidente, ainda nos dias de hoje. Os dons espirituais são úteis para a consecução de todas as atividades ministeriais. Quando deixamos essa chama apagar, trazemos iminentes riscos ao corpo de Cristo; pois, por mais que venhamos a conhecer a Palavra, somente Deus quem sonda os corações e nos pode revelar, por meio de Seu Espírito, as necessidades de Seu povo.

Excelente postagem! Que Deus o abençoe!

Jordanny Silva
Brasília

Elder Sacal Cunha disse...
04 junho, 2009 23:27

Olá Irmão Junior.
Fique a vontade em extrair as mensages daqui, pois visamos o crescimento do ensino da Palavra
Abraços
Elder cUnha

Jean Krause disse...
07 junho, 2009 18:52

Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Krause disse...
07 junho, 2009 18:54

Paz do Senhor Pr Elder !!!
Deus é contigo varão!!!
Quando vivemosem milagres ,como eu vivo
entendemos a força e a importançia
desses homens que contribuirão de maneira tão grande para o Reino de Deus!!

Blog da Missionaria.

claudio pimenta disse...
10 junho, 2009 17:06

Por gentileza se tiver mais alguma coisa sobre os dons espirituais na historia coloque no blog para nosso conhecimento!


www.exjegues.blogspot.com

Elder Sacal Cunha disse...
10 junho, 2009 21:24

Claudio meu amigo,
Atenderei seu pedido para a próxima postagem. Possuo um grande acervo a cerca da obra do Espírito Santo na História do mundo. Iremos ver que jamais Ele deixou de atuar e sim a humanidade que desviou sua atenção para outras coisas.

Abraços

Claudio Pontes disse...
15 junho, 2009 10:45

A paz do Senhor amado irmão...
Meu coração se enche de alegria ao ver que a fé que professamos vem sido conservada por meio dos séculos e mesmo 2 mil anos depois o Senhor Jesus ainda se manifesta em nosso meio.
Glórias a Deus misericordioso.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^