16 de maio de 2009

Igreja: Organização ou Associação?

2 comentários

Amigos leitores, gostaria hoje de tecer uma reflexão a cerca da Instituição denominada Igreja.

Um novo milênio começou, colocando diante da igreja um tremendo desafio. A fundação da Igreja representou um momento definitivo da história da humanidade, pois através dela o Filho de Deus revelou ao homem a vontade do Pai, capacitando-o a uma reconciliação com o seu Criador. A expressão definitiva da obra reconciliadora realizada por Cristo manifesta-se pelo poder com que Ele revestiu a sua Igreja.

A Igreja de Jesus resistiu, ao longo dos séculos, a muitos intentos, ciladas, mortes, guerras e se manteve em constante crescimento. Ela se manteve firme diante dos ataques do Império Romano, dos povos bárbaros, do Império Otomano, dos erros e enganos dos falsos profetas e continuará resistindo aos ataques dos modernos e teologias complexas que tentam profanar a verdade pura revelada ao mundo.

A Igreja de Cristo é indestrutível, pois o próprio Jesus a firmou sobre a rocha e afirmou que as portas do Inferno (hades) não prevaleceriam sobre a sua Igreja. (Mateus 16.18).

A responsabilidade da Igreja é a de alertar o homem moderno quanto à sua necessidade de voltar ao ponto em que ele se perdeu, e dali partir por um novo caminho que o leve de volta à sua origem, que é Deus. A Igreja é uma organização, e a finalidade de uma organização é “fazer com que homens comuns realizem coisas incomuns. É se organizar em um sistema debaixo de normas e regras que visam o bem de todos. Tais normas e regras foram ditadas por Deus e nos organizamos por intermédio Dele. –basta ler a Bíblia .”

O propósito básico da Igreja é glorificar a Deus. Essa é a razão pela qual estamos neste planeta. No processo de nossa existência terrena, o propósito básico de Deus para nossas vidas não é o de fazermos um nome para nós mesmos, ou acumularmos riquezas, ou manobrarmos as pessoas de um lado ao outro segundo a nossa vontade. Ele nos permite termos sucesso, alegrias e benefícios em troca do nosso trabalho.

Dito essas coisas, resumidamente, afirmei que a responsabilidade da Igreja está em servir às pessoas sem exceção. “A igreja jamais deverá ser um museu para santos, mas um hospital para pecadores” (disse Morton Kelsey)
O termo servir, o classifico em: ajudar, evangelizar, auxiliar, doutrinar, ensinar, dar abrigo, disciplinar... Cristo veio a essa Terra para nos ensinar a servir e advertiu aquele que queria lugar de destaque o exortando a ser o maior servidor.

Afirmei ainda que o propósito da Igreja é glorificar a Deus, ou seja, somente Deus é merecedor de toda glória, honra e louvor e não homens, não eu e muito menos você. Entretanto vivemos um evangelho egocêntrico, onde queremos enaltecer o homem e não a Deus. Não o temos Deus como nosso Senhor, apenas como Salvador. Queremos ser salvo, mas não obedecê-lo, e tão pouco observar as regras da salvação.

A questão é que a igreja evangélica dos nossos dias aceita a graça na teoria, mas nega-a na prática. Não a proclamamos, não a compreendemos e nem temos vivido. E como refletir a glória de Cristo nestas condições?

Uma coisa é certa, a igreja deixou de ser uma organização e hoje se tornou uma associação. Em outras palavras, nos reunimos com objetivos comuns, visando superar as nossas dificuldades e gerar benefícios e ganhos. Esse é o evangelho de hoje, o evangelho egocêntrico e o da confissão positiva.

Diante desse quadro nos resta clamar por uma só coisa: “Aviva Senhor a tua Igreja”. Abaixo o que foi e representou o avivamento da Rua Azuza.

Por Pr Elder Cunha
eldersacal@hotmail.com

Comments

2 comments to "Igreja: Organização ou Associação?"

Pr. Felipe Morais - Curso Bíblico Online disse...
14 dezembro, 2013 20:54

Associação vs Organismo - A Igreja de Cristo é um Corpo, e não uma Estrutura qualquer. Muito bom o texto. Deus te ilumine mais a cada dia!
Graça & Paz

Pr. Felipe Miranda

www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br

Pr. Felipe Morais - Curso Bíblico Online disse...
14 dezembro, 2013 20:55

Este comentário foi removido pelo autor.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^