26 de abril de 2009

Apocalipse: Os julgamentos

3 comentários



Olá leitores e amigos.
Resolvi, hoje, esclarecer a dúvida de um irmão e amigo - Angelo Maciel. Recebi sua mensagem com a seguinte pergunta:

"Pr Elder, gostaria de saber se o senhor acha se quandos morremos nos seremos Jugados naquele instante? E se fosse assim como seria a questão do Julgamento final? Não teria ou seríamos Julgados duas vezes? Estive lendo o que o senhor escreveu em seu Blog cujo o tema é "Onde estão os mortos agora" e fique em dúvida. Gostaria que me falasse o que a senhor pensa sobre o assunto. Desde já agradeço. Um abraço e que Deus lhe abençoe sempre em nome de Jesus. Ângelo"
Primeiramente, essa dúvida é comum entre muitas pessoas e há uma série de pensamentos a cerca desse tema, porém não vou falar o que penso e sim o que a Bíblia Sagrada nos evidencia.

Antes de entrarmos no assunto, propriamente dito, temos que pincelar sobre a questão do arrebatamento da igreja. Então, sugiro, que você tenha em mãos sua Bíblia e acompanhe comigo esse estudo.

  • O Arrebatamento da Igreja
Desde que o nosso Senhor Jesus nos prometeu que Ele retornaria à Casa de seu Pai para nos preparar lugar e que voltaria e nos receberia para Si mesmo, para que onde Ele estivesse, estivessemos nós também (joão 14.3), temos aguardado ansiosamente sermos arrebatados ou transladados ao invés de vermos a morte.

Síntese dos eventos do arrebatamento
1) Ouviremos o toque da trombeta de Deus ( 1 Tess.4.16)
2) Os mortos em Cristo, ao som da trombeta, ressuscitarão primeiro (somente aqueles que morreram em Cristo Jesus terão os restos corruptíveis de seus corpos, transformados em incorruptíveis ( 1 Cor 15.51-58)
3) Em seguida os que estiverem vivos serão transformados (feitos incorruptíveis) 1 Cor 15.51. Somente aqueles que foram fiel ao Senhor e andaram em Santidade
4) Ambos, serão levados para as nuvens. Seremos arrebatados (apanhados por Cristo Jesus)
Cabe enfatizar, que o arrebatamento do Senhor ocorrerá antes do período conhecido por "Tribulação". Aqueles que permanecerem fiéis a Palavra de Deus, sejam mortos ou vivos, terão vossos corpos transformados e serão arrebatados por Cristo e não passarão pela Tribulação.
E depois, desse glorioso evento, o que nos espera?

  • O Tribunal de Cristo
Imediatamente após o arrebatamento, todos os cristão arrebatados deverão, comparecer perante Cristo para serem julgados por Ele. Esse julgamento não tem nada a ver com a salvação, porque apenas os salvos estarão ali. 2 Cor 5.10 / Rom 14.10

Cristo julgará os cristãos por SUAS OBRAS.

As Boas Obras
Cristo julgará tudo aquilo que fizemos na terra em prol do Seu Reino, ou seja, as boas obras.
Uma vez que as boas obras receberão galardões, precisamos saber o que constitui uma boa obra. As Escrituras descrevem algumas:
1) Nosso testemunho de vida
2) Adoração
3) Generosidade
4) Pregar, ensinar a Palavra
5) Evangelizar
Jesus deixou claro que nada é tão pequeno que não possa ser considerado uma boa obra. Em Mateus 10.42, Ele disse: "E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão". Assim tudo que é feito para Cristo, com atitude e motivação certas, receberá um galardão. Em 1 Cor. 3.12, essas boas obras são descritas como ouro, prata e pedras preciosas.

Obras com motivação errada
Por outro lado, Jesus nos diz que obras feitas com intenção de impressionar aos homens são indignas a seus olhos. Em Mateus 6.2, Ele declara que qualquer que faz obras para receber o louvor dos outros, não receberá a recompensa de Deus.

Após esse evento, os cristãos arrebatados estarão com Cristo Jesus para sempre. No entanto, algo terrível estará prestes a ocorrer na terra com aqueles que não foram fiéis ao Senhor (incrédulos, falsos profetas, pecadores, pessoas que se diziam cristãs, idolatras). Chegou o momento de Deus manifestar a sua ira contra tudo isso, o período "Tribulação" se inicia após o arrebatamento dos fiéis. (vou deixar esse assunto para uma postagem especial)

Após a tribulação, após a Batalha do Armagedom e a 2ª vinda de Cristo se inicia um período conhecido como o Milênio. Em Apoc 20.1-7 diz que Cristo estabelecerá Seu Reino e reinará por 1.000 anos. Jesus será o foco da história, Ele reinará fisicamente sobre o mundo inteiro, com poder e grande glória. (publicarei uma postagem sobre esse assunto)

Para entrarmos no assunto do Julgamento Final, se faz preciso pincelar sobre o Glorioso Retorno de Cristo. O evento mais esperado da história humana, a 2ª Vinda de Cristo. Cristo volta para estabelecer Seu Reino que vai durar 1.000 anos.

  • Glorioso Retorno
1) Cristo retorna a terra após o período da Tribulação Mt 24.29
2) O sinal do Filho do Homem no céu será visto por todos Mt 24.20. (ou seja a Globo e a CNN estará cobrindo esse evento)
3) Os céus se abrirão e Cristo aparecerá montado num cavalo branco, acompanhado de seu exército (Apoc 19.11-14), preparado para julgar os ímpios
4) Cristo estará sobre o Monte das Oliveiras (Zac 14.3-5)
5) Os ímpios irão lamentar, pois não estarão preparados (Mt 24.30)
6) A besta (anticristo) e seus exércitos se confrontarão com Cristo (Apoc 19.19)
7) Cristo lançará a besta e o falso profeta no Lago de Fogo (Apoc 19.20)
8) Aqueles que rejeitaram a Cristo serão mortos (Apoc 19.21)
9) Satanás será lançado no abismo profundo por 1.000 anos (Apoc 20.1-3)
Após todo esse episódio se inicia o Milênio (deixemos para uma postagem em especial).
Após o Milênio ocorre o Grande Julgamento Final

  • O julgamento do Grande Trono Branco
Leia Apoc 20.11-15
Quem será julgado?
Apoc 20.12 identifica aqueles que serão julgados: "Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono". É interessante notar que esses são "os mortos" - mortos em transgressões e pecados por causa de sua rejeição a Jesus Cristo e, agora, ressuscitados para se apresentar nesse julgamento. Esses mortos são aqueles que não foram arrebatados, são os pecadores. São aqueles que morreram no passado. E quanto aos vivos, são aqueles que permaneceram na tribulação negando a Cristo.
Deus julgará aos ímpios e os lançará de uma vez por todas no lago de fogo juntamente com Satanás e por fim SUBIREMOS COM CRISTO JESUS à nossa morada celestial.

Ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono....Jesus Cristo

Comments

3 comments to "Apocalipse: Os julgamentos"

Ângelo Maciel disse...
26 abril, 2009 17:33

Pr Elder,

Muito obrigado pelas respostas, aprendi muito com a postagem.

Desculpe pelos erros de português no meu comentário, devemos sempre vigiar, não sabia que seria postado, mas tudo bem, só espero que os leitores não pensem que eu não sei escrever, naquele momento eu estava com pressa e nem verifiquei a ortografia.

Ainda tenho algumas dúvidas, mas depois eu faço. Quem sabe a cada pergunta saia uma postagem. Acredito que com o estudo do assunto possamos crescer mais na fé e estar sempre preparado para os planos de Deus para nossa vida.

Que Deus continue lhe abençoando e derramando sobre ti a unção de sabedoria em nome de Jesus. Um abraço de seu amigo e irmão na fé.

Ângelo Maciel.

Elder Sacal Cunha disse...
26 abril, 2009 18:12

Angelo, meu amigo
Suas dúvidas são também dúvidas de muitas pessoas e tenho o muita alegria em poder participar do vosos crescimento cristão.

Forte Abraço
Pr Elder

Prof. Israel Lima disse...
26 abril, 2009 20:15

Pastor,

Parabéns pelo brilhante trabalho.

Que Deus continue lhe abençoando.


Pro. Israel Lima

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^