12 de março de 2009

Onde os mortos estão agora?

1 comentários

Queridos leitores, uma pergunta que muitas pessoas fazem é: "Onde estão os mortos?"
Ao longo de todas as eras, as pessoas têm ansiado por descobrir a resposta e em torno disso surgiram uma série de doutrinas que se distorcem da Bíblia Sagrada. Já tive a oportunidade de ministrar sobre esse assunto e agora gostaria de deixar registrado para vossa edificação e conhecimento.

Nenhum outro a não ser Jesus Cristo já deu uma resposta digna de crédito a essa questão.

Nos 39 livros do Antigo Testamento, o mundo dos mortos é chamado de "Sheol", essa palavra pode ser traduzida como "sepultura", "inferno" ou "abismo", pois ele é o lugar de todos aqueles que partiram da vida.
A palavra no Novo Testamento para o mundo dos mortos é "Hades". É importante saber que Sheol e Hades não são o mesmo que inferno (propriamente dito) . Essas duas palavras se referem à um lugar temporário, enquanto que o inferno é uma habitação permanente de punição.

"Tártaro", uma palavra que aparece somente uma vez em toda Bíblia (2 Pedro 2.4), é definida como o "mais profundo abismo do Hades".
"Gehenna" é a palavra no Novo testamento para o lugar permanente dos mortos, usada pelo próprio Jesus Cristo 11 vezes. Derivada das palavras hebraicas valley e Hinnom, Gehenna se refere ao Vale de Hinnom, fora da cidade de Jerusalém, onde o lixo da cidade era descarregado. Uma característica desse vale era que o fogo ardia continuamente ali. Muitos vêem nisso uma perfeita ilustração do inferno (propriamente dito) - um lugar onde o fogo não se apaga (Marcos 9.48), conhecido como Lago de Fogo (Apocalipse 20.14).

A DESCRIÇÃO DO SHEOL-HADES
Provérbios 9.18 - um lugar onde existem mortos
Salmos 86.13 - um lugar para alma
Gen 44.29 - Jacó esperava ir para lá
Samos 88.3 - Davi esperava ir para lá
Salmos 89.48 - todos os homens esperavam ir para lá

Assim parece que o Sheol-Hades é um lugar para onde ambos, justos e ímpios, irão imediatamente após a morte. Trata-se de um lugar específico e que aparentemente é o lugar de habitação das almas.
A descrição mais completa de Sheol-Hades vem de Jesus em Lucas 16.19-31, onde lemos o relato sobre os dois homens que morreram e foram para o hades. Tanta Lázaro quanto o homem rico foram para o Hades, mas não para a mesma parte.

TRÊS COMPARTIMENTOS NO HADES
Baseado em Lucas 16.19-31 podemos deduzir que o Hades é composto de três compartiemtnos: O Seio de Abrãao (Paraíso), o Grande Abismo (Tártato) e o lugar de Tormento (inferno propriamente dito)

LIBERTAÇÃO DO SHEOL-HADES
Uma das vitórias alcançadas por meio da morte e ressurreição de Jesus é que os crentes da era da igreja não têm mais que ir ao Sheol-Hades após sua morte.
Em Efésios 4.8.10 revela que o Paraíso não está mais localizado no Hades, mas foi levado por Cristo para o céu. Isso indica que o crente fiel agora vai para o céu após sua morte, onde se reúne com os santos do Antigo e Novo Testamento. Isso significa que o compartimento Paraíso, do Hades, agora está vazio.
Isso nos leva ainda a outra questão: Por que os santos do Antigo Testamento foram primeiramente enviados ao Hades (Daniel, Davi, Abrãao) ao invés de irem diretamente para o céu ?
A resposta é encontrada na insuficiência da expiação de pecados. Quando o Senhor clamou na cruz: "Está consumado" (João 19.30). Ele afirmou que o sacrifício final pelos pecados do homem estava pago (TETELESTAI - em grego).
Jesus Cristo desceu ao Hades e levou o cativo até o céu e ali pregou, proclamou a sua vitória.

As portas do inferno (Hades) não prevalecerá contra a minha Igreja (Jesus Cristo)
Dúvidas me escreva: eldersacal@hotmail.com

Comments

1 comments to "Onde os mortos estão agora?"

Lavrador disse...
12 março, 2009 19:13

Diga-me, pastor, qual é a verdadeira doutrina d'Aquele que disse: "eu quero é misericórdia e não religião!"
Haverá uma doutrina de Cristo realmente, mesmo falsa?
Religião quase toda a gente tem...o homem não precisa de religião, doutrina, precisa de salvação que só Cristo, O Ressuscitado, pode dar!

Um abraço fraterno em Cristo!

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^