3 de março de 2009

O verdadeiro Avivamento

5 comentários

A Paz do Senhor queridos leitores, gostaria de expor uma reflexão sobre o tema: AVIVAMENTO

Hoje, em pleno séc. XXI, a Igreja do Senhor Jesus precisa, mais do que nunca, provar um avivamento. O Brasil é considerado um dos países mais avivado do mundo, com cerca de 24 milhões de pessoas que se dizem ser pentecostais.

Na década de 80 ganha força, no Brasil, o fenômeno "Neopentecostalismo", inspirado na teologia da prosperidade, trazendo consigo mais animação nos cultos, mais liberdade e liturgia menos formal, no entanto o que as igrejas têm buscado?

Avivamento ou Movimento?

Alguns cristãos, atualmente, ficam inconformados com liturgia dos cultos de suas igrejas, dizendo coisas do tipo “os cultos não são mais os mesmos”, “essa igreja está sem fogo”, “não há mais pentecostes” e outras coisas mais. Será que estamos tristes, na verdade, porque não há mais avivamento ou movimento?Para entendermos melhor, vamos refletir sobre estes dois significados.

Movimento - Ato ou processo de mover (-se); deslocamento; Animação, agitação; Série de atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar determinado fim.•

Avivamento – O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de “PRESERVAR” ou “MANTER VIVO”, mas, também significa PURIFICAR, CORRIGIR e LIVRAR DO MAL. O verbo avivar, em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no A.T., dos quais 55 vezes estão num grau chamado PIEL. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus. Encontramos no N.T. grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: egeíro, anastáso, anázoe e anakaínooi. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao REACENDER DE UMA CHAMA QUE SE APAGA AOS POUCOS, ou uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente”.

Movimento... Que parece Avivamento!

Esse termo é usado, simplesmente, para descrever tudo aquilo que “parece, mas não é”. Nada mais é do que uma abordagem sobre o que, para muitos cristãos, é avivamento; todavia, não há amparo bíblico para tal afirmação.

• Programa Agendado pela Igreja

Avivamento não é a ação da Igreja, mas de Deus. Ela não promove nem faz avivamento; ela não é agente de avivamento.Edwin Orr, uma das maiores autoridades sobre avivamentos, disse que viu duas igrejas nos Estados Unidos convidando pessoas para suas reuniões de avivamentos. Uma delas dizia: “REAVIVAMENTO AQUI TODAS ÀS SEGUNDAS-FEIRAS À NOITE”, enquanto que a outra prometia: “REAVIVAMENTO AQUI TODAS AS NOITES, EXCETO ÀS SEGUNDAS-FEIRAS”.

• Mudança Litúrgica

Muitos crentes confundem avivamento com forma de culto, com liturgia animada, com coreografia e instrumental aparatoso. Louvor não é encenação. Não é apenas seguir formas pré-estabelecidas, como bater palmas, dizer aleluia, amém e levantar as mãos. Louvor não é gingos e danças. Louvor que apenas levanta as mãos para o alto, mas não as estende para o necessitado não agrada a Deus. Louvor em que as pessoas apenas saltitam e pulam, mas não vive em santidade, é ofensa a Deus. Louvor que não produz mudança de vida, quebrantamento, obediência e não leva as pessoas a confiarem em Deus, não é louvor, é barulho aos ouvidos de Deus.

• Milagrolatria

Muitas pessoas hoje estão limitando o avivamento a milagres, curas exorcismos. Toda vez que superenfatizamos uma verdade em detrimento de outra, nós produzimos deformações e distorções nesta verdade.Deus pode e faz maravilhas, curas e prodígios extraordinários quando Ele quer. Ele é soberano.Entretanto, esta não é a ênfase do avivamento. A igreja hoje está correndo mais atrás de sinais do que atrás de santidade. A igreja, hoje, empolga-se mais com milagres do que com a vida cheia do Espírito.Uma igreja pode ter todos os dons sem ser uma igreja avivada. Avivamento não é conhecido pelos dons do Espírito, mas pelo fruto do Espírito.

• Fanatismo

Muitas pessoas, quando começam a buscar avivamento, saem da realidade, tornam-se tão “espirituais” que já não sabem mais conviver com a vida, isolando-se, fazendo da vida uma caverna de fuga. Acham que Deus só está interessado nas coisas espirituais. Acham que Deus só olha para a vida de trabalho na igreja, sem observar os negócios, a família, o trabalho, os estudos e a vida no dia-a-dia.Esta não é a visão bíblica nem a visão do verdadeiro avivamento. O grande avivalista John Wesley lutou pelas causas sociais na Inglaterra ao mesmo tempo em que pregou sobre avivamento. Charles Finney pregou ardorosamente contra a escravidão nos EUA no século passado ao mesmo tempo em que foi o maior avivalista do seu país. João Calvino atacou com veemência os juros extorsivos em Genebra. O avivamento sempre traz profundas mudanças políticas, econômicas, sociais e morais. O avivamento não leva a igreja à fuga, mas ao enfrentamento.

•AVIVAMENTO? COMO CONHECER UMA PESSOA AVIVADA?

O Verdadeiro Avivamento

Imaginemos a cena: uma vasta e silenciosa multidão observa enquanto Esdras sobe uma plataforma recém-construída na praça. Quando ele abre o livro, todos se põem de pé. Louvam com as mãos para o alto; depois se prostram, com seus rostos contra o solo. Esdras começa a ler. Seus colaboradores circulam entre a multidão, explicando e interpretando o que diz a Palavra de Deus. As pessoas ouvem atentamente. E então começa a crescer um som estranho, que se estende entre a multidão; é o som do pranto .Com este resumo eu posso entender o que significa avivamento.

• O verdadeiro AVIVAMENTO é provocado pela Palavra de Deus.Quando a palavra de Deus foi posta em prática, ela produziu:

1. Reverência, quando Esdras abriu o livro da Lei e todo o povo se pôs em pé espontaneamente (Nm 8.5);

2. O povo se sente impulsionado a louvar a Deus, adorando-o com as mãos para o alto (Nm 8.6a);

3. Os judeus se humilham diante de Deus, inclinando-se com o rosto em terra (Nm 8.6b)

4. Eles choravam por seus pecados ao ouvir a Palavra (Nm 8.9);

5. Mudança de Conduta. Os Israelitas estavam casados com mulheres estrangeiras, mas, ao provar do avivamento produzido pela Palavra de Deus, despediram as suas mulheres e renovaram as suas promessas com Deus.Ao refletir sobre esse tema, chego a conclusão que MOVIMENTO não produz AVIVAMENTO; mas, o AVIVAMENTO produz MUDANÇA DE VIDA, porque ele é produto da Palavra de Deus.


"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...!" Profeta Oséias 6.3

Comments

5 comments to "O verdadeiro Avivamento"

Marcello de Oliveira disse...
07 março, 2009 00:35

1. Caro Pr Elder, ótima postagem sobre avivamento. PRecisamos de um avivamento: de santidade, de convicção de pecado, da "paixão" pelas almas perdidas. É deste avivamento que precisamos!

2. Deixo duas pérolas sobre avivamento:

"É mais fácil falar de avivamento, do que lançar-se nele".

"Avivamento não é descer uma rua com grande tambor, é subir ao Calvário em grande temor".

Parabéns pelo texto, Pr MArcello

P.s> veja a estréia do meu singelo blog:

http://davarelohim.blogspot.com/

pr.jose maria disse...
28 março, 2013 12:21

Pr elder parabens pelo excelente comentario aprendir muito Deus lhe Dè cada vez mais estas perólas para o nosso apredizado o que aprendir é:Que o verdadeiro avivamento produz em nós efeitos para santidade.
Pr . José Maria

Unknown disse...
10 junho, 2013 12:33

A paz do senhor Pastor .
Que Deus continue te dando expiração da palavra Dele .
Hoje vou falar sobre avivamento na igreja e vou usar a inspiração que Deus lhe revelou .

fique na paz

Anônimo disse...
17 julho, 2014 17:31

Verdadeiro avivamento traz a mudança na da sociedade. Boa palavra pastor.

Unknown disse...
13 agosto, 2015 16:20

Parabéns amado Pastor. Este ensinamento sobre o verdadeiro avivamento precisa ser conhecido por toda a igreja do senhor Jesus.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^