A palavra
propiciação ( no grego hilasmos = aquilo
que propicia, ou ainda sacrifício propiciatório = favorável a nós; no hebraico Kipper = juntar as partes opostas)
descreve um aspecto importantíssimo acerca de nossa salvação. Essa palavra vem
abordar o problema do pecado em relação a Deus. Literalmente essa palavra trás
a ideia de acalmar a ira de Deus, já que sua ira é revelada dos céus contra
toda impiedade. (Rom 1.18)
Paulo se refere à obra salvadora de Jesus Cristo como uma
obra de propiciação (Rm 3.25). João também diz que Cristo fez propiciação pelos
nossos pecados (1Jo 2.2 e 4.10). A respeito da encarnação de Cristo, o escritor
de Hebreus afirma: "Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se
tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote
nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do
povo." (Hb 2.17). Diante disto precisamos saber o que significa fazer
propiciação. Entender o que é propiciação é entender a natureza do que Deus fez
por nós em Cristo.
Quando lemos João 3.16: ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira,
que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pareça mas
tenha vida eterna” e efetuamos a leitura de Romanos 3.25-26; “Porque todos pecaram e destituídos estão
da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus . Ao qual Deus propôs para
propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão
dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua
justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele
que tem fé em Jesus”, afirmamos como Grudem
(2010, p.88): “Cristo veio para conquistar a nossa salvação por causa do
amor fiel de Deus e sua justiça”.
Assim, afirmamos que Deus ofereceu
seu Filho Jesus como propiciação, ou seja, um sacrifício que faz Deus olhar de
maneira favorável à nós. Paulo afirma que isso ocorreu para demonstração da
justiça de Deus (Rom 3.26), que quer dizer, Deus de alguma forma precisava
punir os pecados anteriormente a Cristo vir a esse mundo, isso em função de sua
justiça. Assim sendo, alguém teria que pagar esse preço e beber do cálice da
ira de Deus, e essa pessoa foi Cristo Jesus.
O propiciatório
era aspergido com sangue, no dia da expiação, simbolizando que a sentença justa
da lei havia sido (tipicamente) imposta; pelo que o lugar que, doutro modo,
seria o local de julgamento, podia cm justiça ser propiciatório.
O propiciatório, (Êxodo 25.17-27) era uma placa (tampa)
de ouro puro usada para cobrir a Arca, encimada por dois querubins um em frente
do outro, com suas asas estendidas. Dentro da Arca estavam as tabuas da Lei que
acusavam os homens de seres pecadores. Os querubins representavam a presença do
Senhor e são seus instrumentos escolhidos de juízo, para qualquer presença
pecadora.
O propiciatório protegeu o homem do juízo de Deus por causa
do sangue que era aspergido sob ele. O próprio Deus ordenara que um animal
fosse oferecido como sacrifício, e ao ver aquele sangue derramado, Ele não
manifestava sua ira face ao pecado da nação, ou seja, tal ira era aplacada e desviada
sob aquele animal morto entregue como sacrifício. Esse ritual fazia parte de uma
cerimonia em Israel, mediante seu arrependimento solene buscava o perdão de
Deus e a sua misericórdia pelos pecados cometidos no ano anterior.
No hebraico do Velho Testamento a palavra propiciação
significa "cobrir" (Lv 4.35 - o termo "fazer propiciação" é
literalmente "cobrir"). A ideia é de que o pecado ou a pessoa que
pecou é coberta diante de Deus. Como diz Habacuque, o Senhor Deus é tão puro de
olhos que não pode ver o mal (Hb 1.13) e ficar impassível. Por causa da
natureza santa e justa de Deus, o pecado provoca nele uma reação de desprazer,
de ira, de indignação e de punição. Por isso a cobertura ou propiciação é
provisão de Deus que visa "cobrir o pecado dos seus próprios olhos",
desviando, assim, a sua santa ira e seu desprazer.
Desta forma podemos afirmar que o propiciatório do Antigo
Testamento é um Tipo de Cristo conforme afirma Bancroft (2011, p.150):
Em cumprimento
a esse tipo (lugar propiciatório), Cristo mesmo é o hilasmos, ou seja, aquilo
que propicia e também o hilasterion, isto é o lugar da propiciação – o propiciatório
aspergido com Seu próprio sangue – sinal de que, em nossos lugar, Ele honrou de
tal modo a lei, ao receber contra Si a justa sentença da lei, que Deus, que
sempre previu a cruz, foi vindicado por não haver levado em conta os pecados
cometidos desde Adão até Moisés bem como os pecados dos crentes que viveram no
tempo do antigo pacto, e agora foi vindicado por mostrar-se justo ao declarar
justos os pecadores crentes que vivem sob a nova aliança.
A necessidade
da propiciação em Cristo Jesus
O pecado tem um preço e o seu preço é a morte (Ez 18.20 e
Rm 6.23). O pecado é tão sério aos olhos de Deus que exige a morte do pecador.
A única maneira de se aniquilar o peso do pecado é com a morte. Por isso Deus
instituiu o sacrifício no culto do Antigo Testamento para ensinar este aspecto.
É a morte, através do derramamento do sangue, que faz a propiciação e expiação
dos nossos pecados.
Podemos assim afirmar que propiciar é colocar-se a favor
de alguém. O homem que estava contra Deus, sendo guiado por si mesmo e seus pecados,
e, portanto o juízo de Deus estava contra ele, de maneira que algo deveria ser
feito para que Deus pudesse estar a favor do homem e não irado contra ele.
Desde a queda, tornamo-nos pecadores separados de Deus e
sujeitos à morte (Rm. 3.23; 6.23). A Bíblia apresenta a ira de Deus contra o
pecado dos homens, comprovando assim a necessidade de uma propiciação (Sl.
5.4-6; Rm. 1.18; 2.5,8; Ef. 2.3; Cl.
3.6), pois Deus não inocentará o culpado (Ex. 34.7; Nm. 14.18).
Jesus é a nossa propiciação. Para defender-nos diante do
tribunal de Deus era necessário que a lei violada por nós fosse cumprida e que
a justiça de Deus ofendida por nós fosse satisfeita. Ele tomou sobre si os
nossos pecados, sofrendo o duro golpe da lei em nosso lugar, levando sobre si a
nossa culpa, bebendo sozinho o cálice da ira de Deus contra todo pecado. Pelo
seu sacrifício, nossos pecados foram cancelados. Agora estamos quites com a lei
de Deus e com a justiça de Deus. Somos justificados, onde Cristo Jesus é a
nossa propiciação pelos nossos pecados.
O Senhor Jesus tinha consciência plena do objetivo de sua
encarnação e previu que sua morte seria expiatória e substitutiva (Mt. 20.28;
Mc. 10.45; Jo. 10.11,17,18). João Batista disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que
tira o pecado do mundo” (Jo. 1.29), identificando-o com o cordeiro dos
sacrifícios do Antigo Testamento e com a profecia de Isaías 53.7.
Os sacrifícios de animais, como vimos, aplacavam a ira de
Deus momentaneamente. Por isso foi necessário a vinda de Jesus para morrer por
nós e ser a nossa propiciação diante de Deus. Como está escrito: “Pois também
Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para
conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito” (1 Pe
3.18).
Jesus Cristo foi a propiciação pelos nossos pecados de
uma vez só, sendo um sacrifício perfeito e único. Não foi o sangue de um
animal, mas o sangue e Cristo aspergido por nós que tem efeito para sempre.
Conclusão
A propiciação é uma dos pontos primordiais do evangelho, com
a qual destaca os atributos de Deus: santidade, justiça e amor, evidentes em
sua sua obra salvadora.
Bibliografia
BANCROFT, E.H –
Teologia Elementar. São Paulo: EBR, 2011.
GRUDEM, W. A – Entenda a fé crista: um guia prático e acessível com 20 questões
que todo cristão precisa conhecer. São Paulo: Vida Nova, 2010.
LOPES, H.D – Como ter garantia da salvação? São
Paulo: Hagnos, 2010.
Autor: Pr Elder S Cunha
Comments
11 comments to "O que é Propiciação e Propiciatório?"
04 fevereiro, 2015 22:27
Excelente! Nosso Deus é maravilhoso!
06 março, 2015 20:14
~Maravilhoso, agora eu compreendi, porque Jesus é a nossa propiciação
27 janeiro, 2016 08:12
Excelente explicação. Louvado seja o nome do Senhor. Deus abençoe o pr Elder Sacal Cunha.
22 fevereiro, 2016 22:08
Bem explicado, de fácil entendimento gostei.Glórias a Deus!
02 setembro, 2016 22:28
Pude entender bem sobre uma palavra tão pequena e tão significativa. Agradeço a Deus pelo excelente estudo.
02 setembro, 2016 22:30
Pude entender bem sobre uma palavra tão pequena e tão significativa. Agradeço a Deus pelo excelente estudo.
24 maio, 2017 15:22
muito bom! Deus te abençoe.
24 maio, 2017 15:22
muito bom! Deus te abençoe.
29 julho, 2018 17:03
Muito bom, deu pra entender, ficou claro a explicação, parabéns.
16 agosto, 2018 19:44
Deus é amor?
12 fevereiro, 2020 20:34
Que estudo maravilhoso. Bem claro e esclarecedor.
Postar um comentário