23 de novembro de 2011

Música gospel e direitos autorais

14 comentários

Sempre fui contrário à proteção de louvores em entidades que lucram com os direitos autorais. Os louvores pertencem ao Autor da Vida e somente Ele tem a prerrogativa de ser o único proprietário de tudo, principalmente dos louvores que tem origem nos céus.

Outro dia fui postar um vídeo no YouTube e o mesmo retornou com uma mensagem “O seu vídeo pode conter música que pertence ou é administrado pela Entidade tal e qual”. Esta mensagem está me alertando para o fato de que eu estou utilizando uma música que é protegida pela lei de direitos autorais, inclusive em nível internacional.

Que música é essa? É um louvor a Deus. Alguém, inspirado pelo Espírito Santo, compôs uma linda música e a registrou como de sua autoria e propriedade, para impedir que seja veiculada sem que haja uma compensação financeira pela utilização da mesma. Isso inclui sua casa, rádio, tv, internet, igrejas, praças públicas, e toda forma de utilização, seja em forma sonora ou visual. O hilário dessa história toda é que num evento de formação de alunos no curso teológico, resolvemos cantar “Bendito seja o nome do Senhor”, traduzido da música gospel “Blessed be the name of the Lord”. Então, para cantarmos essa música, teríamos que ter autorização do autor, ou pagar por ela.

Vejam que triste essa situação: milhares de igrejas em todo o Brasil, cantam músicas gospel que estão protegidas por direitos autorais, sem pagar um centavo por isso. O certo, seria haver em todos os cultos, uma coleta especial para pagar “direitos autorais”, e esse valor ser depositado na conta das agencias administradoras de direitos autorais para que fossem repassados aos “autores”. Mas, quem faz isso? Estão os pastores conscientes disso, ou fazem vistas grossas para o fato?

E você, caro leitor, saiba que a maioria dos louvores cantados em sua igreja, estão protegidos pelos direitos autorais. Cantá-los sem pagar nada às agências administradoras desses direitos, é crime previsto em lei. Estamos comentendo crime enquanto louvamos? Sim. Tristemente. Estamos comentendo crime contra direitos autorais enquanto levantamos nossas mãos para louvar a Deus.

Por que coloquei “autores” entre aspas? Simples. Não somos autores de nada. Deus é o sumo Autor de todas as coisas. Não deveríamos nunca registrar um louvor em nosso nome muito menos cobrar por ele. Vou mais além: nunca um louvor deveria ser vendido, repito “NUNCA UM LOUVOR DEVERIA SER VENDIDO”, nem em forma de CD, DVD, download, ou outro meio qualquer, porque isso fere o princípio bíblico “de graça recebestes, de graça dai” (Mt. 10:8) e também do princípio de não podemos fazer do evangelho “causa de ganho” conforme I Tim. 6:5.

Alguem poderia indagar: então, como os cantores e cantoras gospel vão se sustentar? Resposta: trabalhando, e não fazendo do evangelho “causa de ganho”. Eles que vão trabalhar fazendo qualquer coisa, menos vendendo louvores. Louvor não é um produto vendável. É uma oferta a Deus. E oferta, não pode ser vendida. Não posso dar a Deus um louvor e depois copiá-lo e vendê-lo às pessoas. É um absurdo teológico inaceitável. Poderiam ser distribuidos para divulgação sem custo, pagando-se apenas a mídia. Isso seria um desestímulo aos comerciadores da Palavra de Deus: imaginem se ninguém mais comprasse CDS e DVDS gospel. O que cantaríamos? Os milhares de hinos compostos por verdadeiros cristãos e consagrados como livres de direitos autorais.

A Bíblia é um compêndio de livros de onde retiramos toda inspiração para pregar, adorar e fazer músicas. Essa fonte pertence a Deus, que é o Autor dela. Os fragmentos dessa Autoria não podem ser utilizados e registrados em nome de homem algum. Registrá-los como direitos autorais de alguém, é mentira.

Autor de vários hinos cristãos de livre utlização.

Comments

14 comments to "Música gospel e direitos autorais"

Anônimo disse...
03 dezembro, 2011 20:52

Uma opinião sensata. Não possuo religião, mas concordo inteiramente com o senhor. Fiquei muito chocada quando vi, na última semana, as cantoras Fernanda Brum e Carla Bruna ou Bruna Carla confundirem pirataria com cópia privada e dizendo que ambas são pecados. É usar o nome de Deus para fins mercadológicos duas vezes. Há donos de verdadeiros conglomerados de comunicação do setor evangélico que usam esse discurso em seus cultos estando, portanto, cada vez mais ricos, assim como os cantores de maior sucesso. Mais uma vez parabéns. Seu artigo foi o único que encontrei a manifestar essa linha de raciocínio. A palavra é um ensinamento a ser praticado para a vida. Creio que Deus deve ser sentido e não transformado em produto.

Andar em Cristo disse...
20 dezembro, 2011 21:32

Gostei , Deus abençoe.
andaremcristo.blogspot.com

Jacqueline Ramos disse...
24 dezembro, 2011 00:50

O que é Natal pra você?

Se tens amigos, busca-os!
O Natal é encontro.
Se tens inimigos, reconcilia-te!
O Natal é paz.
Se tens pobres ao teu lado, ajuda-os!
O Natal é doação.
Se tens soberba, sepulta-a!
O Natal é humildade.
Se tens dívidas, paga-as!
O Natal é justiça.
Se tens trevas, acende o teu farol!
O Natal é luz.
Se tens tristeza, reativa a tua alegria!
O Natal é gozo.
Se estás no erro, reflete!
O Natal é verdade.
Se tens ódio, esquece-o!
O Natal é amor.
Para que você tenha um Natal
cheio de paz e amor...
Natal é todo dia!
Viva assim! Esse é o verdadeiro Natal.

abços

L.K.Z disse...
28 dezembro, 2011 04:00

Muito boa postagem, se é pra adorar e evangelizar não tem que cobrar por isso, Jesus e os profetas da bíblia nunca cobraram pra pregar, porque tem gente que acha que pode fazer isso? Que Deus lhe abençoe e lhe inspire pra fazer mais postagens pra abrir os olhos do povo de Deus! PAZ IRMÃO!

ecio da costa disse...
31 dezembro, 2011 15:49

A PAZ ELDER! PASSO PARA DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO, E UM 2012 CHEIO DAS GRAÇAS DE DEUS E MUITAS REALIZAÇÕES PARA VOCE E TODOS OS SEUS! FIQUE NA PAZ!

Raquel Estevão disse...
02 janeiro, 2012 21:51

É a primeira vez que vejo alguém falar nesse assunto com tanta franqueza.Sempre achei que as músicas não deveriam ser cobradas, da mesma forma que pastores não deveriam receber salário. Enquanto vários cantores e apóstolos estão enriquecendo, muitas vezes o povo está passando fome em casa e dando o pouco que tem para esses gulosos!
Deus te abençoe1

Antonio Batalha disse...
10 janeiro, 2012 16:34

Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. Aproveito para fazer um convite. gostaria de te-lo como meu amigo virtual na Verdade que Liberta. As minhas saudações em Cristo Jesus.

Lincoln Lózer disse...
24 fevereiro, 2012 13:21

Parabénss pelo Blog queridoo.. Gostei bastante e resolvi seguir. Estou tb iniciando o meu blog e gostaria se possível q fizesse um visita e seguisse tb. lincolnlozer.blogspot.com

Abraçoo e Paz!

Fogo para Missões disse...
29 abril, 2012 13:57

Graça e paz!

Você acredita realmente no poder do Deus da oração? Então que tal um #TempodeOração por missões?

#TempodeOração é o projeto que tem por objetivo mobilizar o máximo de irmãos em clamor incessante por missões, e começou no ano passado, de forma simples, aqui mesmo em nosso lar e que em pouco tempo chegou na internet através da tag #TempodeOração no twitter @FogoparaMissoes. Desde então muitos irmãos entraram neste tempo de clamor, inclusive compartilhando em suas igrejas, tornando este clamor ainda maior.

Este ano o SENHOR nos chamou para caminhar um pouco mais, através do Calendário de Oração, na verdade um roteiro de oração para nosso tempo de consagração, e aqui está a grande novidade, você e seus leitores poderão juntar-se a nós, por um avivamento missionário no Brasil e no mundo. Em nosso BlogFpM você pode saber mais sobre o projeto e também copiar o selo do projeto e divulgar entre seus leitores.

Crêmos que, se transformarmos todas as nossas canções e palavras em oração, em atitude, neste tempo a terra verá a manifestação dos filhos de Deus, pela qual tanto geme, mas é preciso fazer isso no dia que se chama hoje, precisamos viver o que pregamos para que o mundo creia que o Pai enviou a Jesus, seu único Filho, a responsabilidade é nossa é nosso o chamado!

Que o SENHOR te abençoe desde Sião, e que este seja uma ano missionário para sua vida! #TempodeOração, juntos, clamando incessantemente pelo avivamento missionário.

Queremos te convidar a nos fazer uma visita e seguir-nos através do BlogFpM. Em Cristo, que nos salvou graciosamente na cruz, graça e paz!

Edinelson F. Lopes
Ministério Fogo para Missões
@FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

O Ministério Fogo para Missões tem o objetivo de servir igrejas locais na realização de missões, hoje estamos olhando e orando pela região do Vale do Ribeira, este é nosso chamado, qual é o seu? Não espere mais, clame ao SENHOR e seja a benção pela qual o mundo tanto geme! (Romanos 8:19)

António Jesus Batalha disse...
12 maio, 2012 13:01

Passei e encontrei seu blog, li algumas coisas, seu blog é muito bom, quero deixar um incentivo: Continue a deixar-se guiar pela grande vontade de Deus, continue a ouvir a voz do Espírito Santo, e a escrever o que você sabe que é a vontade de Deus, tanto para ganhar outros para Jesus, quer incentivar nossos amigos a ficarem mais perto do nosso Deus. Deixo também um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado,e muita paz de Jesus.

António Jesus Batalha disse...
09 junho, 2012 15:01

Eu concordo com meu amigo irmão, se a pessoa que canta é de Deus então deve pagar para cantar.Eu uso musica que gosto, não ganho dinheiro, e não tiro o nome do autor, só que não vão poder exclui-la. Não concordo usar o que está na net para fins lucrativos, mas eu o que ponho na net é para toda a gente ler ouvir e servir-se. Vou tentar colucar no facebook a sua postagem. Paz.

Rosangela Rocha disse...
11 julho, 2012 23:33

Graça e paz. Louvado seja Deus que me deu a oportunidade de ler este artigo! É meu irmão e com as ações de "direitos autorais" nos louvores nos fazem tropeçar no que a Palavra do Senhor ensina: "Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor[...]"1Pd. 2:12-17. Aqueles que conhecem a verdade da Palavra, ou que deveriam conhecer, fazendo os simples tropeçarem! Pena!

Fruto do Espírito disse...
17 julho, 2012 00:29

Paz!

Parabenizo pela mensagem, que o Espírito Santo de Deus, continue a usá-lo com poder e grande glória.

Com carinho para você!

SALMO 23

O SENHOR É MEU PASTOR,
Isto é relacionamento!

NADA ME FALTARÁ,
Isto é suprimento!

CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
Isto é descanso!

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
Isto é refrigério!

REFRIGERA A MINHA ALMA,
Isto é cura!

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
Isto é direção!

POR AMOR DO SEU NOME,
Isto é propósito!

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
Isto é provação!

EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
Isto é proteção!

PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
Isto é fidelidade!

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
Isto é disciplina!

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
Isto é esperança!

UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
Isto é consagração!

E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
Isto é abundância!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
Isto é benção!

E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
Isto é segurança!

POR LONGOS DIAS,
Isto é eternidade!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

***Lucy***
http://frutodoespirito9.blogspot.com/


P.S. Estou indicando para visita o blog de um irmão muito querido.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras.

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Adriano Costa disse...
06 agosto, 2012 11:50

Sou um dos líderes de louvor da igreja que congrego e ontem fui surpreendido com uma carta postada para a igreja em que cobrava direitos autorais para os louvores cantados durante os cultos. A Bíblia diz que a adoração através do louvor nos enche do Espírito Santo de Deus, pois a composição dos mesmos são inspirados por Ele. Suas letras são baseadas na palavra de Deus e, Ele, não cobra nada.
Só queria dizer para os criadores dessa Lei de Direitos Autorais e a satanás que Deus, o Todo-Poderoso e Criador de tudo, já me autorizou em Mateus 28:19-20. Sou Discípulo e Levita de Deus e devo cumprir o "ide" do Senhor Jesus e ensinar a palavra de Deus, seja falada ou seja cantada.
Finalizo dizendo que tudo isso a Bíblia menciona em apocalipse que no fim dos tempos o inimigo faria de tudo para que o evangelho genuíno não fosse pregado.
Jesus Vem!!!! Glórias a Ele e somente a Ele, Aleluia!!!!!!

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^