4 de outubro de 2011

Profetas, apóstolos, tagarelas ou despenseiros?

1 comentários

“Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo que foram encarregados de administrar a realização dos planos secretos de Deus. O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.” (I Cor 4.1-2)

O que é aquele que ensina e prega a Palavra de Deus?

Ele não é um profeta
Ou seja, ele não recebe sua mensagem de Deus como revelação original e direta. O profeta no AT, era o instrumento pelo qual Deus falava diretamente. (Ex. 7.1-2; Ex 4.10-17)
Esses textos demonstram, claramente, que o profeta é a "Boca de Deus", através do qual Deus falava diretamente aos homens as suas palavras. (Dt 18.18-19). O profeta não fala as suas palavras, nem falava em seu próprio nome, mas falava as palavras de Deus e em nome de Deus. Essa convicção de que Deus falava com ele e revelava-lhe seus segredos (Am 3.7-8) explica as conhecidas fórmulas de introdução do discurso profético ("veio a mim a Palavra do Senhor"; "assim diz o Senhor"; ouvi a Palavra do Senhor")
Como Pedro explicou em II Pe 1.21...as profecias bíblicas não foram dadas pela vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.
Portanto, aquele que ensina e prega a Palavra não é um profeta. Ele não recebe nenhuma revelação original; sua tarefa é expor a revelação que já foi dada definitivamente. (Jd 3). Embora ensine e pregue no poder do Espírito, ele não é inspirado no sentido em que os profetas foram.
"Certo se alguém fala, deve falar de acordo com os oráculos de Deus, ou como se pronunciasse palavras de Deus ( I Pe 4.11)
Tomemos cuidado em dizer: "Assim diz o Senhor"...digamos o correto: "Assim diz a sua Palavra"

Ele não é um apóstolo
Claro que a igreja é apostólica, fundada sobre a doutrina dos apóstolos, porém os missionários, pastores, pregadores, educadores etc..não devem ser chamados de apóstolos. Os estudos mais recentes confirmam o caráter único dos apóstolos. Dr Karl Heinrich Rengstorf defende que os apóstolos de Jesus equivaliam a shaliachim, mensageiros especiais enviados aos judeus da Dispersão, de tal maneira que diziam eles, "é como se o enviado fosse a própria pessoa que o envia".
Apóstolo é sempre a descrição de alguém enviado como embaixador investido de autoridade. O Apostolo do NT é alguém escolhido e enviado por comissão especial como representante plenamente autorizado de quem o enviou. A única base para o apostolado era a comissão pessoal (Jesus os escolheu, os nomeou e os enviou), à qual devemos acrescentar um encontro com Jesus após a ressurreição.
Não sabemos quantos apóstolos (pessoas que se titulavam) no principio da igreja, sem dúvida eram muitos, porém essa função limita-se a primeira geração e não se tornou um cargo da igreja.
Portanto, assim como a palavra "profeta" deve ser reservada para as pessoas no AT, a palavra "apóstolos" deve ser reservada somente aos doze e Paulo, pois foram especialmente comissionados e investidos de autoridade por Jesus como seus shiliachim.

Ele não é um tagarela
Vejamos At 17.18
Tagarela é catador de sementes (spermolos). Repassa idéias como mercadoria de segunda mão, colhendo fragmentos e detalhes onde os encontra. Seus ensinamentos são uma verdadeira concha de retalhos.
"Tagarelice", uma característica essencial do tagarela é que ele não é capaz de pensar por si. Sua opinião em dado momento é certamente a da última pessoa que ele ouviu. Ele depende das idéias dos outros.

Afinal o que é aquele que ensina e prega a Palavra de Deus?

Ele é um despenseiro. ( I Co 4.1-2)
É o empregado de confiança que zela pela correta utilização dos bens de outra pessoa (mordomo). Deus confiou aos homens a sua Palavra, portanto o ensinamento de quem ensina não vem diretamente da boca de Deus, nem de sua própria cabeça (como os falsos profetas, falam o que está nos eu coração Jr.23), nem das bocas e mentes de outras pessoas sem reflexão, mas da Palavra de Deus.

Analisemos uma casa de família com um elevado poder aquisitivo nos tempos bíblicos:
Os habitante da casa = oikieioi
O dono da casa =oikodespótes
O servo da casa = oikétes (servo que trabalhava na casa) = domesticus
Mordomo = oikonomia (administrar ou dirigir)
Todos os cristãos são despenseiros (mordomos) de Deus, que devem administrar seus bens, não para proveito pessoal, mas para beneficio da família toda.

Um incentivo
O trabalho é árduo, porém foi confiado a nós. Tal responsabilidade pesava sobre os ombros de Paulo ( I Co 9.16).
O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel e digno de confiança. O dono da casa (Deus)depende dele; os membros da família esperam dele as suas provisões. O despenseiro não pode falhar caso contrário as pessoas morrerão de fome. Infelizmente, muitos se encontram nesta situação....famintos e morrendo sem jamais ter provado Alimento Sólido.
Nossa tarefa é proclamar e ensinar de forma integral e completa uma mensagem que não é nossa. Não apenas as passagens mais conhecidas ou apenas o NT, mas tudo que há na Palavra de Deus, somente assim não seremos culpados de sonegar a provisão do Pai à sua família. Sua autoridade depende de sua proximidade ao Texto Sagrado. A Palavra de Deus deve falar mais que o ensinador.
O despenseiro deve procurar ficar a par de toda a despensa e assim jamais irá cansar a família que ele serve valendo-se de um cardápio monótono, nem enjoá-la com pratos insípidos e nem provocar indigestão com comida inadequada. ( Medite em MT 13.52)

Por Elder Cunha

Bibliografia
STOTT, John. O perfil do pregador - São Paulo: Vida Nova, 2005.

Comments

1 comments to "Profetas, apóstolos, tagarelas ou despenseiros?"

Karin Cunha disse...
04 outubro, 2011 15:56

"A Palavra de Deus deve falar mais que o ensinador". E o ensinador deve manejar muito bem a palavra de Deus. "2Tm 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"
Gloria a Deus.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^