21 de junho de 2011

O que significa ser cheio do Espírito Santo?

7 comentários

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (Efésios 5.18-21)

É importante assimilar a relação entre a doutrina da igreja e a doutrina do Espírito Santo, que aparece nesta carta. Paulo ensina a doutrina da plenitude do Espírito Santo dentro da estrutura da Igreja de Deus.
Vejamos o que Paulo nos ensina acerca do Espírito Santo, num contexto mais abrangente desta carta:
- No capítulo 1, ensina que o Espírito Santo é o selo de todas as bênçãos espirituais, ou seja, é Ele que nos marca para Deus, como s4endo sua propriedade;
- Já no capítulo 2, Paulo afirma que a barreira entre judeus e gentios fora rompida por intermédio do Espírito Santo, ou seja, o acesso de ambos a Deus é feito pelo Espírito e que o mesmo Espírito Deus habita na igreja;
- No capítulo 3, é mencionado que pelo Espírito Santo o evangelho fora revelado aos apóstolos e profetas.
- No capítulo 4, Paulo diz que é o Espírito quem concede paz que mantém cristãos unidos.
- No capítulo 5, lemos que a igreja deve ser cheia do Espírito e por fim no capítulo 6, Paulo ao tratar da guerra espiritual, nos orienta a orar no espírito.
Tratando agora da perícope (5.18-21), qual o significado de ser cheio do Espírito Santo?
Devemos ressaltar de que, apesar de Paulo usar uma linguagem figurada (“enchei-vos do Espírito”) é evidente que para ele o Espírito Santo é uma pessoa, é Deus e não uma força ou algo que possamos manipular.
Paulo nesta passagem nos ordena a nos submeter ao domínio do Espírito Santo, de tal forma que todas as áreas de nossa vida, fiquem sob seu controle e que o fruto do Espírito encha o nosso ser, assim como um vaso.
A idéia de ser cheio pelo Espírito Santo significa ser controlado pelo Espírito. Paulo chega a contratar alguém que está embriagado com alguém que está cheio do Espírito.
A embriaguez consiste no domínio ou controle de alguém pelos efeitos do álcool. Quando alguém está embriagado, o álcool já subiu a sua mente e já o dominou de tal maneira que tudo o que ela fizer será feito pelos efeitos do álcool. Uma pessoa embriagada, não percebe mais o que faz; ela perde o controle de sua vida. Paralelo a essa situação, Paulo afirma que uma pessoa cheia do Espírito terá suas palavras, ações, sentimentos, caráter influenciados pelo Santo Espírito.
Uma pessoa embriagada perde todo o domínio de si, enquanto uma pessoa dominada pelo Espírito Santo, mais domínio sobre si terá.
Podemos compreender que a vontade de nosso Senhor, é que cada cristão viva na plenitude do Espírito. Somente por intermédio do Espírito de Deus, temos condições e somos capacitados a realizar aquilo que o Senhor projetou para sua Igreja.
Não estamos falando de crentes pentecostais, dons ou línguas estranhas, mas falamos de termos nossas vidas, na integralidade, controlada por Deus.
Ser controlado pelo Espírito é o que cada cristão deve buscar. Se o projeto do Senhor é formar uma nova sociedade, não existe outra forma ou maneira de se formar uma coletividade de santos a não ser por intermédio de Seu Espírito.

Pr Elder Cunha

Comments

7 comments to "O que significa ser cheio do Espírito Santo?"

Ângelo Maciel disse...
18 julho, 2011 09:16

Glória a Deus! Aleluias...

A Palavra do Senhor nós diz:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.Marcos 12:30

Em 1 Coríntios 12:31

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Deus é maravilho e tremendo!
Quando buscamos amar a Deus com toda nossa força Ele derrama sobre nós as bênçãos através do Espírito Santo e neste momento somos cheios da sua presença.

A presença, o mover do Espírito Santo dentro de nós é tão bom que prazer nenhum do mundo é capaz de chegar perto da sensação que ele promove.

A cada dia se faz necessário o crescimento espiritual para edificarmos nossa fé em Cristo Jesus, para ajudarmos nossos irmãos em Cristo e para cumprirmos a ordem que Jesus nos deixou de pregar o evangelho a toda criatura.

Eu glorifico a Deus pela sua vida Pr Elder e peço que a cada dia ele te capacite mais e mais para o senhor continuar abençoando nossas vidas com textos tão edificantes como este. Muito obrigado pelo carinho e amor que nos transmite através de Jesus. Que Deus te revista de poder e derrame sobre ti bênçãos sem medida e que você seja sempre um homem cheio do Espírito Santo de Deus em nome de Jesus!

Abraço e que a Paz do nosso Senhor Jesus reine em seus corações hoje e sempre.

Rafael Carlos disse...
30 agosto, 2011 19:17

Pastor Elder
A Paz do Senhor

Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e se torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

Rafael Carlos
fidelidadeajesus.blogspot.com

Nova Vida Pantanal disse...
22 outubro, 2013 13:11

Deus o abençoe rica e abundantemente.
Excelente .mensagem.

rogeriogoncalves39@hotommail.c disse...
12 dezembro, 2013 06:03

UM ANALFABETO PODE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

CCCCC disse...
08 abril, 2014 11:35

muito bom! esta noite passada me cansei de ser controlado pelo alcool e pedi para que Deus me perdoasse e enchesse me por completo do Espirito Santo !chorei muito e acordei um sembrante bem melhor! por dentro bem diferente.....

Bruno Barreto Oficial disse...
10 setembro, 2016 23:07

Aleluia

Bruno Barreto Oficial disse...
10 setembro, 2016 23:07

Aleluia

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^