13 de julho de 2009

Desmascarando a Egolatria

4 comentários

"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." (Jo 12:43)


Hoje o mundo todo passa por um sentimento de perca de forma estranha, mesmo sem termos convivido com Michael Jackson talvez o maior artista do século, ficamos meio chateados, meio triste com a morte súbita desse jovem senhor. Em vida conseguiu o que quase toda a humanidade busca para si: dinheiro, muito dinheiro, fama muita fama e prestigio. Bem poderia terminar como um homem realizado, completo na sua vida, alvo de ser admirado pelas gerações que viriam após ele, mas não é bem assim a vida desse pop star, morreu de parada cardio - respiratória, mas à luz da palavra de Deus veremos que Michael, morreu há muitos anos atrás, morreu do mesmo sintoma de Alexandre o Grande, Pilatos, Herodes, Nero, Hitler, Elvis, Hendrix, Fred Mercury e tantos outros causa da morte EGOLATRIA.

Egolatria é a palavra de origem grega que se define assim: Ego – Eu + Latros – Adoração, traduzimos então EGOLATRIA por ADORAÇÃO A SI MESMO. Esta talvez seja a maior responsável pela morte de tantas pessoas não no mundo físico, mas no mundo espiritual, homens e mulheres brilhantes, notáveis, inteligentes, cultos e talentosos morrem espiritualmente por amarem mais a si mesmo e a glória dos homens do que ao Senhor.

Tinha que fazer essa introdução, para poder nortear este estudo, pois essa síndrome tem afetado a igreja e os cristãos há vários séculos, pessoas que em determinado momento foram tomadas por esse sentimento de prestigio, poder, fama e que em razão disso abandonaram ao Senhor, que se envergonharam de Jesus, que negaram as suas crenças para serem aceitos nos grupos aos quais estava pertencendo naquele momento. Vejo pessoas do nosso meio que tem cachê de artista, tem camarim em igrejas, que cobram para entreter o publico em eventos evangelísticos, chamado de cruzada, convenção ou qualquer outro nome que se de. Vemos isso dentro da igreja e achamos natural, é algo que se tornou aceitável, cobrar para cantar ou para contar estórias em formato de pregação, por que a maioria desses animadores de palco chamados de pastores itinerantes faz é isso contam estórias, mas pregar a palavra com certeza isso é mesmo muito raro, porque a pregação da palavra exige daquele que a transmite fidelidade ao texto e ao contexto e também contextualização com a própria mensagem, ora visto que não há nenhuma menção nas escrituras sobre cobrar para louvar a Deus ou pregar a sua Palavra, não podemos chamar a esses artistas gospel de adoradores ou preletores o termo que mais se encaixa é CANTORES E ANIMADORES DE PALCO.

Assim como aconteceu com Michael ainda que sendo gentio, acontece com milhares de cristãos que usando do dom que gratuitamente receberam cobram e pagam um alto preço por essa posição adotada. Veremos abaixo as características dos ególatras.

A) São soberbos ao extremo. (entram na igreja com seguranças, ninguém pode tocar, fazem cordão de isolamento para essas pessoas e podem chegar com horas de atraso que o lugar de HONRA ta reservado)
B) São indisciplinados, rebeldes a qualquer autoridade. (no palco ou púlpito como preferir, não obedecem horários, chegam atrasados e passam do horário do termino do culto não é assim? E ainda desdenham sempre de alguém na platéia.)
C) São insensíveis aos sentimentos alheios. (se vê alguém chorando, pega o gancho e entrega um profecia pré-formulada em casa)
D) São irresponsáveis espiritualmente dizendo. (induzir o povo a adorar anjos, a acreditar em passe de mágica... Hoje sua vida ta sendo mudada é complicado dizer isso, muitas pessoas estão a anos na igreja aguardando se cumprir essa profetada)
E) São péssimos testemunhos diante da sociedade secular e cristã.
F) São corruptos as suas convicções. (dança conforme a musica, se o culto é pentecostal salta, pula e vira cambalhota se é tradicional se porta com um monge tibetano, ou você é frio ou quente, morno não dá)
G) São fraudulentos e mentirosos. (pregam o que não vivem e vivem o que não pregam)
H) São exóticos extravagantes
I) São exigentes.

Poderia continuar discriminando cada aspecto dessa classe de ególatras, mas acho que vocês já entenderam o que quero transmitir. Cuidado a EGOLATRIA é causa mortis de milhões de cristãos em todos os tempos.

Pr Elder Cunha
referência Ministério Atos Dois

Comments

4 comments to "Desmascarando a Egolatria"

Joelson Gomes disse...
17 julho, 2009 20:16

Obg pela visita ao GRAÇA PLENA. Que Deus abençoe vc e volte sempre. Sua visita e comentários são muito importantes.

Joelson Gomes

http://gracaplena.blogspot.com

Donald Dolmus disse...
20 julho, 2009 01:05

Dios le bendiga siervo

Reciba por este medio un fraternal saludo desde Managua, capital de Nicaragua.

Shalom

Atte.

Donald Dolmus

lg disse...
20 julho, 2009 17:02

Prezado Pastor, de vez em quando passa um desses inganador aqui na nossa congregaçãozinha. Tudo o que o sinhor disse é verdade. Já cansei de ouvir eles dizer que "hoje é o teu dia", "hoje sua vida vai ser mudada" e os irmao pula de alegria, mas despois volta tudo triste pra casa de novo, mas parece que o povo num aprende. Inté nos hinos que os cantor tão cantando a mensagem é a mesma. O meu pastor é muito humilde e num gosta que nós fala deles não. Aqui no interior de minas gerais eles vem mais é da capitá de são paulo. Estes dias uma cumitiva de missionario passou por aqui e uma pastora missionaria que num trouxe o marido derrubou minha muié lá no pulpito e eu não sei como nem purquê a muié ficou dismaiada quase uma hora. Despois eu preguntei prá ela ( minha muié)o que tinha acontecido e ela num soube explicar, mas na hora do acontecido fui lá ver o que era aquilo e o nosso pastor e a tal missionária me disse "num toca nela não é o agir de Deus", mas que agir de Deus é esse que num mudou nada na muié, ela num recebeu nada, ninhum dom, ninhuma cura, nada, despois outra irmã levou o dedo na minha cara e disse num duvida não que Deus cobra, que isso pastor Elder o sinhor sabe me expricar, o sinhor já viu isso por aí onde o sinhor mora? Me exprica se o sinhor souber. Brigado, Antõnio da grota.

Anônimo disse...
18 abril, 2010 15:48

Ola a paz do Senhor. amei a mensagem, realmente e isso que esta acontecendo em nosso meio evangélico estes animadores de igreja “artistas da Fé” um dia a secretaria de uns desses ligou para mim; para ver se havia uma brecha em nossa igreja para o suposto animador “abençoar nosso ministério pois o mesmo estava por ali e não queria perter a oportunidade de pregar em nossa igreja e eu perguntei o preço e ela me disse que por ele esta no estado tinha uma promoção de 2.500 reais, isto era numa sexta feira e ele viria pregar num domingo e eu disse que não ele insistiu tanto, mais mesmo assim eu disse que não teria aquele dinheiro e ela me fez um grande” desconto” deixou por 1,500 e eu daria um cheque predatado rsrsrsrsrs. Eu não aceitei e ela me disse caso o Sr aceite ligue para nos e estão esperando minha ligação até hoje.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^