20 de junho de 2009

Deus vai passar a peneira?

3 comentários

Queridos leitores e amigos, algo está errado com o evangelho de hoje! Ou melhor, o evangelho está complentamente desviado daquilo que os apóstolos, profetas e Cristo deixara para toda a humanidade e não apenas para um povo exclusivo.

O ser humano possui manias de efetuar seletas de coisas que lhe agradam, seja na vida secular ou na espiritual. Buscamos o luxo, o bom, o agradável e o melhor para o nosso ego - chamamos isso de egocentrismo. Quando somos aborrecidos por algo ou alguém; quando somos prejudicados por algo ou alguém ou simplesmente por uma questão de incompatibilidade de genios, temos a reação como de um "animal irracional"- que se vê acuado diante do perigo e foge para longe.

Como evangélico tenho visto que a Igreja tornou-se alguém que inflige feridas nos que curam, em vez de ser alguém que cura os feridos. A verdade é que não podemos ter os mesmo molde do mundo secular, ou seja, olhar somente para o que me agrada, desejar sempre o melhor para o meu interior e agir por seleção - selecionar ao meu ponto de vista o que me agrada e não o que agrada a Deus.

Adoramos e parece que temos o prazer de julgarmos, "não selecionarmos ", os pecadores, os religiosos, os pastores, os profetas e apóstolos da modernidade. Quem somos nós para julgar? A Bíblia nos permite julgar a conduta errada do ser humano e não sair por aí difamando e caluniando pessoas. O pior é quando acusamos, "tocamos a trombeta" e cometemos o memso erro, leia Rom 2.1 "Portanto és indesculpável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque o que julgas a outro, a ti mesmo te condenas, pois praticas as próprias coisas que condenas." Não nos esquecemos dos frutos da carne (Gal 5.19-21) "..inimizade, porfias, iras, dissensões...quem pratica tais coisas não herdarão o reino de Deus.."
A realidade é que como igreja, queremos fazer o trabalho que pertence a Deus - separar o joio do trigo - "passar a peneira".

A seguir artigo publicado pelo meu pai na fé, amigo e pastor ao qual tenho me espelhado, Pr José Videira.

"Outro dia ouvi de uma pessoa a seguinte frase: "pastor, Deus precisa passar uma peneira nessa igreja". Essa frase não é novidade para mim, pois já a havia ouvido algumas vezes em uma outra igreja.
A idéia da "peneira" é a de que pessoas que eu considero inferiores ou indignas do convívio cristão sejam arrancadas por Deus num processo de limpeza espiritual. Assim, a igreja fica somente com aqueles que consideramos dignos do ajuntamento cristão e as pessoas inferiores ficam do lado de fora.
A idéia da "peneira" tem o mesmo princípio da maquinação que se passou pela mente de Hitler com a idéia soberba de peneirar o mundo, eliminando as raças inferiores, segundo a classificação de raças feitas por ele, levando à morte cinco milhões de judeus e outros 6 milhões de outras raças.
No bojo desse pensamento do III Reich, reside a mesma idéia racista. Eliminar as raças inferiores da igreja e, portanto, indignas de freqüentá-la. Devem ficar na igreja apenas um grupo separado, peculiar, santo, digno da convivência cristã.
Uma afirmação dessas por si só já é condenável à luz de toda Escritura. Mas também condena à peneira a mesma pessoa que emitiu esse pensamento. Porque o princípio cristão é o do amor, da convivência, da tolerância, do carregar as cargas uns dos outros. Não se arranca o joio, o elemento ruim da igreja, com as próprias mãos, mesmo porque ninguém sabe identifica-lo. Saulo de Tarso bem foi identificado pela igreja primitiva com um homem mau que perseguia os cristãos, mas Deus tinha um plano bem diferente com ele. Somente Deus os conhece, O joio deve, portanto, crescer junto com o trigo, o elemento bom, para que seja por este influenciado.
O joio é aquela pessoa que não soma na igreja. É por natureza crítica. Não sugere melhorias. É difícil conviver com ele. Ele reclama muito. Reclama do banheiro, da água, do café, da mensagem que demora muito, da música que estava alta, das pessoas, de tudo. Ele faz a crítica pela crítica. É o crítico por natureza.
Jesus disse que os sãos não precisam de médicos, mas sim os doentes. Portanto, o lugar de joio é na igreja. Essas pessoas precisam ouvir o evangelho e a igreja é o lugar onde elas devem estar. A cada mensagem pregada, mais uma chance foi ofertada para que houvesse mudança. Minha esperança é de que um dia ela se processe de uma forma tão profunda que cale a boca dos "profetas da peneira".
Pedro, Tiago e João foram três discípulos que sugeriram ao Mestre que se fizesse lá no monte da transfiguração uma igreja só para eles. Vamos fazer três tendas, ou três casas. A gente fica por aqui mesmo e então vamos deixar esse negócio de evangelizar o mundo de lado. Dá muito trabalho. É melhor ficar só nós seis. Jesus, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João. Uma idéia egoísta e totalmente descabida no âmbito do evangelho.
Deixemos o joio crescer juntamente com o trigo. Por ocasião da ceifa do fim do mundo, o Senhor da Seara irá enviar os anjos que farão a colheita do joio, para queimar, e do trigo para reinar com ELE.
Vamos ter amor no nosso coração e muita paciência para com todos os nossos irmãos. Essa é a vontade de Deus. Vamos nos lembrar que quando Jesus nos chamou, éramos tão indignos quanto hoje de sermos chamados de Filhos de Deus. E ELE ainda nos fez Reis e Sacerdotes para reinarmos para sempre com ELE.
Gosto desse versículo de Lamentações de Jeremias 3:22 "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Novas são cada manhã. Grande é a sua fidelidade".

Vamos então ter misericórdia para com todos os que nos rodeiam. Amém.
Pr Videira, candidato permanente a servo inútil."


Postado por Elder Cunha
"A igreja não é um museu para santos, mas um hospital para pecadores," disse Morton Kelsey

Comments

3 comments to "Deus vai passar a peneira?"

Leonardo Gonçalves disse...
20 junho, 2009 15:23

Pr. Elder,

Graça e Paz.

Minhas atualizações não estão aparecendo no seu sidebar. Imagino que é algum problema no feed. Reparei essa manhã, mas acredito que para normalizar você terá que indexá-lo denovo.

Com respeito ao Joio, há ainda uma exegese alternativa a esta. Uma vez que o campo é o mundo (e não a igreja), joio e trigo podem representar a igreja e os ímpios. Por esta razão, o joio não pode ser cortado. Quanto aquele que dizendo-se cristão, é incontrito e não deseja se arrepender, Paulo disse: "Tirai fora esse iníquo".

Deus nos livre de promover uma teologia elitista, mas também ños guarde de ser conivente com a apostasia reinante.

Uma vez mais, parabéns pelo blog.

Abraço fraterno,

Leonardo.

lg disse...
23 julho, 2009 16:40

O seu comentário Leonardo deu equilibrio ao excelente estudo do Pastor Elder.Cada caso é um caso, temos que ser tolerantes com os fracos na fé, com os hereges, depois de uma ou duas admoestações, evita-o.

Unknown disse...
04 dezembro, 2015 18:59

Caros irmãos boa tarde, se analisarmos a mensagem de Paulo anteriormente escrita no comentários, vemos que a peneira será passada não no mundo, mas na igreja pois os inquos, está dentro da igreja.Divulgando o triunfalismo, a mentira, a comercialização do evangelho, e atitudes e doutrinas imorais não condizentes com a Santa palavra de Deus!
Estes serao mostrados pelos seus frutos.
Entao, creio na peneira de Deus, porque é no fogo que se prova o ouro.

Deus abençoe a todos os sinceros e isso não é ser elitista e conhecer a justiça de Deus.

Servo dos servos.
Abraão.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^