Leitores e amigos, vocês já ouviram alguém dizer por aí a cerca de um outro evangelho? O Evangelho Light ou Drive Thru ou ainda Fast-Food?
Em Filipenses 4:13 temos: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Paulo jamais pensou que tal frase seria o motivo de tamanha discórdia desenvolvida no meio da cristandade. Utilizada de forma isolada pode surtir muitos efeitos diferentes na vida, as vezes de propósito e outras por falta de entendimento. O texto é retalhado nos púlpitos e resumido somente ao Versículo 13.
Você pode mesmo todas as coisas?
Você pode mesmo todas as coisas?
Quando se lê tal trecho retalhado no inicio de um sermão, nossa mente já viaja e automaticamente desenrola todo o andamento da pregação. Através dele desenhamos o que será ministrado e já imaginamos uma pregação hiper prazerosa de autorização e aval de Deus, além de super poderes para conquistarmos tudo ao nosso alcance. É o tão conhecido “Chamar á Existência”, ou evangelho da Confissão Positiva ou se preferir o Neopentecostalismo.
Usando como exemplo o texto de Filipenses, chamo atenção à maneira como a palavra é apresentada hoje em alguns lugares. Taís ministrações recaem sobre nós como se tivéssemos recebido de Deus um Vale-Compras de uma big-loja ou um cheque em branco assinado por Deus, onde você poderá comprar tudo o que quiser. (Esse evangelho eu quero, mas não funciona assim!)
Através daí planta-se no coração das pessoas, a mentira, de que todo cristão deve ser rico. Tal fato acaba desencadeando uma corrida maluca pelas coisas materiais, cargos, posições, a busca cega pelo tudo posso e tudo tenho, e ainda o tal “Sou ou não servo de Deus?”
Criou-se o evangelho Drive Thru - são igrejas de bênçãos rápidas e soluções de problemas imediatas. Onde tudo é resolvido num simples “faça seu pedido”. E Deus que parece morar na lâmpada do crente, fica escravizado e obrigado a cumprir sua promessa e atender a todos. (um big mac ou uma mac oferta gospel?)
Quando se lê todo o capítulo 4 de Filipenses, enxergamos uma realidade diferente através de Paulo. Automaticamente desaparecem os super poderes, juntamente com o Vale-Compras ilimitado e o Cheque em branco assinado por Deus. Paulo narra ali de um relacionamento de confiança e dependência de Deus. Um relacionamento onde a base de nossa vida é Cristo e não mais nossas coisinhas, nossas necessidades, nosso carrão ou nossa casa no Litoral.
Quando Cristo é a base de nossa vida, nada disso importa. Podemos ser pobres e não nos abatermos com tal condição, pois temos a certeza que Cristo nos fortalece em nossa pobreza e não nos permite a vergonha. Podemos ser ricos e isso não representar nada, pois a base é Cristo. Podemos estar desempregado ou ainda doente.... o que importa é Cristo. Nossa base está nEle e Ele nos fortalece para sair de qualquer uma dessas situações em vitória.
Chega do Evangelho Drive Thru que forma cristãos mimados, birrentos e egoístas que acham que podem tudo. Chega do evangelho onde o centro é o homem, com suas birrinhas, descompromissado, buscando milagres de um Deus que é estranho pra ele. Chega de ministrações já mastigadas e manipuladas a interesses próprios.
Seja Cristo o centro de nossas vidas. NEle podemos sorrir nos dias bons e sobreviver aos dias maus em vitória...afinal Cristo nos fortalece! (agora sim)
Por Elder Cunha
Comments
0 comments to "Desmascarando O evangelho Drive Thru"
Postar um comentário