2 de abril de 2009

O que é Apologia?

3 comentários

Olá queridos leitores,
Hoje gostaria de responder uma pergunta que me fizeram-
Mas o que é Apologia?

Geralmente muitos cristãos nunca ou quase nunca ouviram falar em apologia e uma grande parcela nunca leu nada sobre o assunto. O que é apologia ? Para que serve ? Onde emprega-la ? Para sabermos o que é apologia precisamos primeiro saber o que não é.

O Que Não é Apologia.
1. Apologia não é criticar a religião dos outros.
2. Apologia não é menosprezar as demais crenças.
3. Apologia não é declarar guerra aos demais credos.

Etimologia da Palavra
O dicionário "Aurélio século XXI" define apologia como: "Discurso para justificar, defender ou louvar." A palavra grega nos escritos neotestamentario para "responder" é apologia. Essa palavra aparece em I Pedro 3:15 "antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós".
Portanto, apologia dentro do contexto evangélico, é a habilidade de responder com provas adequadas e sólidas a fé cristã perante as demais religiões. Já que o cristianismo é uma religião de fatos, ou como bem expressou certo apologista: "é uma religião que apela aos fatos da história", ela se serve de tais meios para fundamentar seus argumentos.
A apologia é parte inseparável da teologia, sendo que aquela, serve-se desta, para desenvolver um plano lógico e sistemático nas questões argumentativas concernentes á fé cristã.
O cristianismo é uma religião que por sua natureza exclui quaisquer outros credos como verdadeiros, a não ser ele mesmo. Por isso, ele entra em choque com as demais religiões existentes, que são sem exceções, produtos das idéias dos homens, que na ânsia de sua procura pelo sagrado, por Deus, aliena-se nas suas próprias imaginações, resultado da depravação total da qual está sujeita a humanidade sem Deus. Enquanto as demais religiões apresentam vários intercessores e deuses e, mormente, vários caminhos que levam a tais deidades, o cristianismo por sua vez apresenta um só mediador e um só caminho que leva exclusivamente a apenas um único Deus verdadeiro.
Neste choque de crenças a apologia se torna indispensável. Ela nasce forçosamente como uma resposta ao ataque á sã doutrina que muitas vezes se apresenta sob diversas faces.
Quase todas as epístolas foram escritas visando à defesa da fé cristã (no sentido de corrigir erros doutrinários) contra os ataques de fora, e muitas vezes de dentro da própria igreja.


Bibliografia: Alister E.Mcgrath, Teologia

Comments

3 comments to "O que é Apologia?"

sã doutrina disse...
03 abril, 2009 11:12

Que a graça de Cristo esteja contigo,Pr Elder
estou te aconpanhando e que Cristo te conserve
sempre neste perfil de prostetante contras estas maselas deste seculo presente estou con
tigo nesta com Cristo.pois sei que se nós falasse palavras agradaveis aos ouvidos talvés
agregaria um maior numero de leitores mas fale somente o que Cristo quer que falamos. Pr ricardo

CAMINHO PLANO disse...
04 abril, 2009 10:25

Graça e paz amado pastor Elder.
Ficamos lisonjeados por ter nosso link em seu blog que é tão especial pra nós que o temos acompanhado desde que começou a fazer parte da ube e aprendido muito;sendo influência direta.
Tenha certeza que o divulgaremos sempre e que cada postagem é aguardada com ansiedade
Continue sempre assim apologéticamente impecável semeando sempre a verdadeira doutrina de Cristo.
Toda sorte de bençãos

Jadhi Blu disse...
04 abril, 2009 14:10

Caro Pr. Elder,

Seu blog é muito edificante, nos remete ao real motivo da nossa permanencia em Cristo Jesus. Nos dias em que vivemos hoje onde há muitos enganos no que se diz a respeito a Palavra de Deus, informações como essa só vem acrescentar ao corpo de Cristo, edificando, exortando e direicionando.

Parabéns, que Deus continue te usando como canal de mensagem e conhecimento para o povo escolhido.

Agradeço sua visita e comentario em meu blog, espero poder contar sempre contigo meu irmão.

Jesus Abençoe.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^