12 de abril de 2009

Interpretação de línguas e Profecia

1 comentários

Queridos leitores, dando continuação a postagem O falar em línguas, responderei uma outra questão enviada pela irmã e amiga Maya Felix. Ela pergunta:
- "O falar em línguas não é para a edificação da Igreja e não deve ser sempre traduzida?"
Como já abordamos anteriormente, são nove os dons do Espírito mencionado em 1 Coríntios 12.8-10 e divididos em três grupos:
Os dons da revelação (palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento de espíritos)
Os dons de poder (fé, cura e operação de milagres)
Os dons vocais (línguas, interpretação de línguas e profecia)
Hoje, esclarecendo, a dúvida de nossa irmã falarei sobre o DOM DE PROFECIA E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

Primeiramente, ressalto que o dom de línguas é para nossa própria edificação e a não edificação do corpo (igreja) Leia 1 Cor 14.4. Ao orar em línguas estamos nos fortalecendo, estamos comunicando com o Pai em mistérios, pois não sabemos orar como convém, mas o Espírito intercede por nós. (Rom8.26). Esse assunto já abordamos anteriormente.

Dom de Profecia
Em 1 Coríntios 12.10 temos "a outro é dada o dom da profecia". Entendemos de maneira literal que esse dom é a mensagem verbal dada através do Espírito Santo para "edificação, exortação e consolação do povo de Deus" ( ICor 14.3). A profecia edifica ao corpo da igreja , desta maneira o Apóstolo Paulo nos instrui a buscar principalmente esse dom (1 Cor 14.1)

O grau da profecia na igreja hoje não é o mesmo da "profecia da Escritura" (2 Pe1.20) -essa é infálivel.
A profecia de hoje deve ser sempre julgada (I Cor 14.29), E TOME MUITO CUIDADO, pois nosso Deus e Pai não é terrorista e está presente para nos dar vida. Tome cautela com aquelas profecias, do tipo: "Eis que vejo uma nuvem negra sobre ti; Eis que vejo uma cova aberta; Eis que Deus vai balançar a figueira" Descarte-as! O principal propósito da profecia hoje, não é predizer eventos futuros, mas edificar, exortar e confortar cristãos.
Concernente ao dom de profecia, quero dizer que este dom também pode relatar eventos futuros, mas sem dúvida jamais poderá ser considerada igual a Palavra de Deus escrita, nem tampouco substituí-la.

Interpretação de línguas
Em I Cor 14.13 temos: "Quem fala em língua, ore para que a possa interpretar"
Essa interpretação é diferente de uma tradução comum. Tradução, na maioria das vezes, dá o sentido palavra por palavra de uma língua estrangeira, enquanto interpretação de línguas deixa claro o sentido dessa mesma língua. Exemplo: uma mensagem em línguas pode ser curta, enquanto sua interpretação é longa ou vice-versa.
Como outro qualquer dom, esse dom é manifestado através da inspiração do Espírito Santo e ninguém pode sair por aí interpretando mensagens em línguas continuamente, como faria se estivesse traduzindo uma língua.

Minha querida irmã Maya Felix e leitores, espero ter contribuído ao vosso aprendizado. Dúvidas me escrevam
Abraço do Pr Elder e não se esqueçam: Os dons do Espírito são instrumentos de poder que nos auxiliam e nos capacitam a continuar o ministério de Cristo, não devemos ficar orgulhosos por termos um ou outro dom.

Comments

1 comments to "Interpretação de línguas e Profecia"

Apoio a Danizudo disse...
07 março, 2014 22:59

Já tive uma experiencia assim com o dom de interpretação, uma irmã que eu nunca tinha visto falou em línguas para mim e eu entendi sobre o que ela falava , e não era exatamente uma tradução, muito boa essa sua explicação,ainda bem que tem gente como vocês que sabem o que é isso, pena que existem falsos interpretes em muitas igrejas hoje em dia interpretando de uma forma errada só pra chamar a atenção como se fosse propaganda, e sobre o dom de profecia também concordo em edificação,exortação e em conforto pra igreja, que Deus os abençoe.

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^