13 de março de 2009

Qual a doutrina de Cristo? Seria uma religião?

18 comentários

Queridos leitores em respota a uma dúvida de um leitor que me escreveu:

"Qual a verdadeira doutrina de Jesus? Teria Jesus uma doutrina?"

Por causa da confusão que se faz em torno deste tema, muitos nutrem verdadeira rejeição à ele. A palavra "doutrina" tornou-se sinônimo de opressão, legalismo e regulamentos. Precisamos resgatar seu sentido original.

Gostaria de deixar, aqui, registrado a Didaquê dos Apóstolos, ou seja, a Doutrina de Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo advertiu a Timóteo que “haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” ( 2 Tm.4:3-4 ). São estes acerca dos quais “o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” ( 1 Tm.4:1 ).

A preocupação de Paulo deveria ser a nossa preocupação hoje, pois momentos de transição como o que estamos vivendo são sempre propícios à “enxurradas” de falsas doutrinas, como já temos visto em alguns círculos. E para combatermos às falsas doutrinas, não há alternativa senão apresentar a verdadeira doutrina de Cristo.De nada adianta nos omitir, evitando o assunto. Ensinar a Sã Doutrina deve ser atividade prioritária daqueles a quem Deus confiou o Seu rebanho.

Queridos leitores, tenho ministrado na Escola Bíblica o Livro de Atos dos Apóstolos, que em sua terceira viagem missionária, apóstolo Paulo despedindo-se da igreja em Éfeso reuniu os seus bispos e declarou:

“Mas em nada tenho a minha vida preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Agora, na verdade, sei que nenhum de vós, entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto. Portanto, hoje vos declaro que estou inocente do sangue de todos. Pois nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos 20.24-27)

Até aqui, Paulo prestava um breve relatório daquilo que ele havia procurado realizar entre os efésios, e se declara “inocente”, isto é, sua consciência estava tranqüila quanto ao cumprimento do seu dever.

Quantos pastores, ao deixar o púlpito de sua igreja, experimentam esta sensação de “missão cumprida”? Será que tem-se pregado “todo o conselho de Deus”? Ou será que tem-se evitado alguma doutrina que parece não atender aos interesses de alguns ministérios ?

Será que a igreja deste começo de milênio tem mais pregadores dos Conselhos de Deus, ou pregadores de fábulas?

Repare bem no conselho que Paulo deixa para aqueles bispos efésios:“Olhai por vós, e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas para atrair os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre os que são santificados.”ATOS 20.24-32 .

Estes lobos cruéis já há muito se infiltraram na igreja. São homens que tudo quanto fazem tem como objetivo atrair as pessoas para si mesmos, e não para Cristo.

Mateus encerra sua narração acerca da vida terrena de Cristo da seguinte forma: “Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulo de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas coisas que eu vos tenho mandado. E cer-tamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” (Mt. 28:18-20).A ordem de Cristo é ensinar. Não basta pregar, curar, falar em línguas, batizar. É preciso ensinar, ou seja, doutrinar!

Se negligenciarmos isso, seremos fortes candidatos a sermos “levados ao redor por todo vento de doutrina”( Ef.4:14 ).

Hoje, a igreja parece mais preocupada em “buscar poder”, isto é, buscar as manifestações dos dons espirituais. Se queremos de fato ser poderosos, não podemos dispensar a doutrina de Cristo. Paulo diz que o bispo ( e por que não o cristão comum? ) “deve reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso...” (Tt. 1:9a). Muito do que se tem ensinado ao povo de Deus está completamente fora dos ensinos escriturísticos e do padrão da sã doutrina.

O QUE É DOUTRINA BIBLICA?

A palavra “doutrina” é traduzida do grego didaquê que quer dizer ensino, instrução. Podemos definir doutrina como sendo o conjunto das verdades fundamentais da Bíblia.

Sendo algumas delas: arrependimento, ressurreição, justificação pela fé, salvação pela graça, santificação

“Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei, e a terra ouça as palavras da minha boca. goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva, e como gotas de água sobre a relva.”DEUTERONÔMIO 32:1,2 .

Comments

18 comments to "Qual a doutrina de Cristo? Seria uma religião?"

Unknown disse...
13 março, 2009 14:03

Diga-me, pastor, qual é a verdadeira doutrina d'Aquele que disse: "eu quero é misericórdia e não religião!"
Haverá uma doutrina de Cristo realmente, mesmo falsa?
Religião quase toda a gente tem...o homem não precisa de religião, doutrina, precisa de salvação que só Cristo, O Ressuscitado, pode dar!

Um abraço fraterno em Cristo!


"Qual a verdadeira doutrina de Jesus? Teria Jesus uma doutrina?"

trancrevi a pergunta que fiz no post anterior para que não houvesse dúvidas.
Não sei de onde foi tirar a sua questão?!

Jesus não veio para ensinar doutrina. Ela já lá estava antes de Ele vir. Ele veio anunciar a salvação pela fé no Seu nome!
O que eu quis dizer é que não acredito em falsa doutrina de Cristo, isto porque você diz-se defensor da verdadeira. Eu reputo toda essa conversa acerca da doutrina como posto avançado da religião! Se há uma dita doutrina falsa não é, certamente, de Cristo!
A doutrina faz o homem escravo de preceitos levando-o a confiar mais nas obras que faz do que na obra redentora de Cristo na cruz do calvário! Tenho anunciado o Evangelho a crentes evangélicos que acreditam que as obras contribuem para a salvação. Não é isso que vejo na Palavra de Deus. Ali eu vejo que o único meio de salvação é Jesus. E vejo também que o homem não é salvo por cumprir as obras da lei mas pela fé em Jesus!
Jesus aliviou-nos das cargas mas nós insistimos em ajudá-Lo no trabalho da salvação!
O que resulta daqui é que há uma enormidade de denominações cheias de fiéis e um número assustador de pessoas que nunca ouviram falar REALMENTE de Jesus! Acha justo que a sua congregação esteja cheia todos os domingos e que haja no mundo pessoas que nunca ouviram falar de Jesus?
A Bíblia é um tratado missionário mas nós preferimos interpretá-la como um manual de doutrina! Talvez seja justo, para nós que somos salvos mas não o é para Deus que investiu o melhor que tinha para salvar os pecadores!

Querido pastor tudo o que disse é aquilo em que acredito! Mas se tentei acender um debate à volta deste tema é porque sei que isso pode despertar os nossos leitores para a compreensão da paixão de Deus: A salvação do homem perdido!

Anônimo disse...
13 março, 2009 19:12

caro pastor, entendo a sua preocupação com a salvação dos perdidos, é isto que venho buscando em meu ministério, e o que descobri assim como o senhor, é que exis te todo o tipo de doutrina ministerial com base no evangelho, mas tem-se deixado de lado os ensinamentos de cristo, parece contraditório mas acho que o senhor como erudito que é, vai me entender, faz-se regras com base mas não se aplica o "vinde"e "o ide".
creio ser dificil para algumas pessoas entender o verdadeiro significado de ser cristão, que é, ser uma pessoa que busca conhecer a cristo e ensinar a outros o caminho da salvação,esta é a nossa luta como pregadores, ensinar, mas hoje esta ficando mais dificil, pois as pessoas estão buscando somente benção e não conhecimento, mas não vamos desistir pois estamos as portas de um grande avivamento!

JOSUÉ MIGUEL disse...
16 março, 2009 12:25

A paz do Senhor meu amado. Quero dizer que para mim é um privilégio estár seguindo o seu blog.
Eu sou de falar pouco, pois aprendi que carroça velha e vazia a gente conhece, mesmo quando ela está longe pelo barulho que faz. Eu acredito que o irmão vai entender o que estou querendo dizer, e peço a tí meu amado que continue pregando sim a doutrina de Cristo. Fica na paz e deixa Deus te usar, amém?

Criando um negócio disse...
14 novembro, 2015 13:54

Ola eu gostaria de sabem oque é pecado para morte eu fui batizado em uma igreja e freqüentei por um tempo.e nesse tempo que freqüentei erra raro eu perder um culto mais por causa das fadigas deste mundo eu não aguentei pois não na minha vida dava certo. Pois não tinha entendimento do que erra realmente servir a Deus.larguei tudo e voltei a fumar beber usar drogas sair com mulheres sem ser casado. Passaram se 10 anos. Entre esses 10 anos se ajuntei com uma mulher ficamos junto por um bom tempo.ela começou ir na mesma igreja que eu era batizado. E ela sempre me chamava pra ir com ela eu fala que não eu sou pecador e lá eles trato quem se desviou e voltou para o mundo pior que lixo e não ia mais sempre tive fé em Deus e em jesus Cristo.e um dia resolvi ir com ela falei eu tenho que dar satisfação a Deus e não pra o homem.parei de beber parei de sair mois casamos pra ela poder se batizar mais la na igreja quando eles falava "a alma que pecou essa morrerá"e aquilo me machucava muito pois eles falava que eu pequei pra morte. E falei pra minha esposa que eu não ia mais. Nunca falei pra ela deixar de ir na igreja.quando nos estávamos passando por alguma situação ruim eu falava vamos confiar em Deus que proverá.eu sempre coloquei minhas esperanças nas mãos de Deus por mais difícil que estivesse a situação. Foi passando um tempo ela se ajuntou com uma amiga e ficava até 1 hora da manhã na casa dos irmãos diziam que estavam orando servindo a Deus e nisso eu chamei a atenção dela que na pinha opinião isso não estava certo que quando acabace o culto que ela conhece pra casa. Nisso fomos falar com o ancião.a respeito disso no então esse não me conhecia não sabia que eu erra desviado ou melhor pecador como eles fala. No então ele é imã e bom quando acabar o culto a irmã vá direto pra casa pois temos ensinamento.mas quando eu falei que eu erra desviado da igreja pecador melhor dizendo.ele já mudou em fim.fomos pra casa no outro eu fui com ela na igreja.e o mesmo ancião estava la fiquei sento no último banco.e na hora. da palavra que Deus revelou pra ele. Não lembro qual erra direito mais eu que Jesus vai na casa de maria e marta. Marta marta você esta afadigado com muitas coisa mais maria escolheu a parte boa. E foi falando ate chegar onde estiver dois ou Três falando em meu nome ali eu estarei. E nisso oque a conheceu incentivo minha esposa a se separar de mim. E se eu faze como eles fala firme e fiel ela perderia a liberdade na igreja. Mas como eu já erra pecador ela não. Perdera a liberdade pois eu tinha pecado e não tinha mais vida na presença de Deus.

Anônimo disse...
06 janeiro, 2016 13:51

Caro Luiz FERNANDO

"a alma que pecou essa morrerá"

Lembre-se que Jesus é a Ressurreição e a Vida. Eu creio que se você o buscar com um coração sincero , arrependido , implorando o seu perdão e misericórdia , você poderá ter um sinal de sua parte. O que você não pode pensar é que já é um "caso perdido" , "não tenho mais jeito" , etc... Busque a Jesus , o seu Salvador , fale com Ele , busque sua misericórdia. Mas faça isso de coração sincero e arrependido!

Unknown disse...
11 maio, 2016 17:46

A verdadeira doutrina é aquela que se prega apenas o amor, se na tua igreja o seu pastor fala na metade do culto a palavra (dízimo) ele já está fora da sâ-doutrina de Cristo, pois a doutrina de cristo envolve apenas a sua graça e não graça misturada com leis.
Se seu pastor usa esta palavra mostre a ele estea versículos : Romanos 7:6, Romanos 8 (todo) gálatas 2:14-21 gálatas 3:10-13 gálatas 4 (este basta o sub-título) gálatas 5:4 entre outros, e se o seu pastor dizer que dízimo não faz parte da lei mostre pra ele Malaquias 4:4 e deuteronomios 18:1-8 e se ele dizer que dízimo já existia antes das leis fale pra ele que Abrão deu dízimo para melquisedeque num (ato voluntário e não numa obrigação) e ressalte pra ele que além de ter sido um ato voluntário, Abrão deu dízimo uma vez só em toda sua vida, se acaso o pastor da sua igreja insistir, pergunte pra ele porque é então que se ele cobra dízimo falando de Abraão, então porque ele lê sobre o dízimo em Malaquias? E fale pra ele que o sacerdócio do tempo de Abraão foi o sacerdócio de melquisedeque e não o sacerdócio levitico. Abraços

Anônimo disse...
19 junho, 2016 18:49

jesus cristo nos deixou varios ensinamentos a serem cumpridos ex em Mateus 5. e bem claro que quem verdadeiramente obedecer é verdadeiro cristão

Anônimo disse...
19 junho, 2016 19:02

doutrina é um conjunto de seguimentos estipulado por uma pessoa ou uma religião. no caso doutrina de cristo . É bem claro que é todos os ensinamentos deixado por ele. É por isso que ele dis quando alguem vai construir uma casa nao fas o orcamento antes p ver se o dinheiro da p terminar a obra . pois caso contrario a pessoa sera escarnecida pelos visinhos . mesma coisa é a doutrina de cristo pessoas aceitan a cristo e nao cumprem o que ele manda. e nesma coisa não completam a obra pois a obra é primeiramente OBEDECER.....

Anônimo disse...
19 junho, 2016 19:15

Desculpem pois não tenho muito estudo nem palavras bonitas mas sou um milagre de Deus e Deus me visitou por varios dias e me ungiu com óleo e me deu uma biblia de ouro . tudo em visão acordado e bem real e falou muitos dias comigo . e foi bem claro quem não obedecer a cristo não é salvo . Meo nome e fabio tel wsp 17 981378732

REGISLENE disse...
10 dezembro, 2016 15:09

A verdade que eu acho é que se fala muito e faz pouco...a verdadeira forma de adorar e ser salvo é perdoando para ser perdoado...e amando seu próximo como Cristo nos amou...pois fazendo isso pelo seu irmão... estará fazendo para Deus pois Deus está em cada um de nós..aqueles que se dizem salvos e não fazem nada pelo seu próximo estão mentindo e o amor de Deus não está nele ...porque se o seu irmão que vc ver vc não consegue amar ...como abre a boca pra dizer que ama a Deus que não o vê...essa é minha opinião... perdão e misericórdia ... são a base da salvação...pois sem amor ...nada valerá...muitos dirá Senhor senhor... não profetizados em teu nome... não expulsamos demônios...e tal...e ele dirá...afasten se de mim pois não os conheço...pois tive fome e não me deste de comer ...tive sede e não me deste de beber...estava nú e não me vestis...e o q vcs já sabem... então essa questão de obediência está ligada diretamente a fé e ao fruto do espírito...

mcam disse...
18 janeiro, 2017 20:46

A Paz de Deus meu amado! Pelo seu comentário, sei onde foi batizado, podemos conversar? Deus abençoe!

Unknown disse...
14 setembro, 2017 01:17

Em verdade em verdade vós digo ,que a verdadeira doutrina é a que saiu da boca do messias ,ela se encontra em Mateus cap5,cap6,cap7....e todos se maravilharam sobre a sua doutrina!...agora me diga varões e irmãos amados quem tem seguido esta doutrina hoje?

Anônimo disse...
08 abril, 2018 19:39

Irmão, satanás é mentiroso, não dá crédito nisso, vc só perderá a salvação se pecar contra o Espírito Santo de Deus, qualquer que seja o pecado Deus perdoa sim.

Anônimo disse...
08 abril, 2018 19:49

Porque não dizer que é a congregação cristã no Brasil? Quem são eles pra apagar um nome do livro da vida, todos fomos comprados pelo sangue de Jesus,só o diabo ainda quer tomar de Deus a direção dos escolhidos .

Anônimo disse...
12 julho, 2018 20:06

A paz de Deus,nem toda a irmandade da congregação cristã no Brasil pensa igual,eu acho que o importante é servirmos a deus, e não olhar para oque a irmandade vai pensar ou falar, a nossa vida os nossos pecados Deus é quem vai julgar,me divorciei e as irmãs nao me saudaram mais, só que vou na igreja buscar a Deus,nao me importo com oque pensam ou fazem dentro da igreja. Deus abençoe.

Unknown disse...
14 julho, 2018 23:32

Realmente nao é justo milhares de pessoas nao terem nem ouvido falar de jesus. E a propagaçao do ensino correto da sã encrituras é como uma bola de neve ou uma multiplicaçao de pessoas andando no caminho de deus esse foi o trabalho que jesus ensinou ...e a maioria ignorou na epoca ..pelo fato da grande massa na epoca estar corrompida..

Unknown disse...
15 setembro, 2018 15:40

As minhas saudacoes espirituais. Leia por favor II joao 9

Unknown disse...
15 setembro, 2018 15:42

Em II joao 9 mostra que aquele que nao permanence na doutrina de cristo este nao tem a Deus.obrigado

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^